O que é uma API e para que ela serve?

aplicativos

O que é uma API e para que ela serve?

Entenda como o serviço de conexão entre softwares impulsiona a transformação digital em diferentes segmentos

Diante da evolução do sistema de dados na internet, surgiu a API. Ela é um conjunto de procedimentos ou métodos que possibilitam que um sistema consiga se conectar em outro, seja para receber ou enviar dados. A sigla API refere-se ao termo em inglês “Application Programming Interface” que significa em português “Interface de Programação de Aplicativos”. Em pesquisa realizada pela TechNavio (2016), especialista em pesquisas de mercado, é esperado que o mercado global de APIs atinja 965 milhões de dólares até 2020 com taxa de crescimento anual acima de 30%.

A LinkApi, é uma startup brasileira que vem acompanhando o crescimento desse mercado. A plataforma é criada por e para desenvolvedores e permite que empresas de diferentes perfis desenvolvam, monitorarem e distribuam integrações. De maneira simples, a LinkApi oferece uma plataforma de conexão entre aplicações, sistemas ou softwares, que automatiza e aumenta a eficiência operacional, além de auxiliar na transformação digital dessas empresas. Invisíveis aos usuários comuns, essa Plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) proporciona a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

Hoje, a empresa possui mais de 100 clientes ativos, entre e-commerce, marketplaces e empresas de logística. Entre elas está a Contém 1g. Por meio da integração entre sistemas oferecido pela startup a empresa conseguiu implementar o controle e monitoramento do estoque em tempo real. Dessa maneira toda distribuição teve uma eficácia no controle de entrada e saída dos produtos para os diversos pontos de venda que atuam (e-commerce, lojas físicas e revenda). A partir disso, foi possível implementar uma reposição pró-ativa que não paralisa a operação pela falta de produtos. Com essa otimização a Contém 1g maximizou em 50% a manutenção de suas operações em estoque. O CEO e fundador da LinkApi, Thiago Lima, afirma que a integração entre sistemas são cada vez mais necessárias para o sucesso dos negócios. “As APIs estão em evidência, pois deixaram de ser simplesmente um modelo arquitetural de software, para se tornar um agente fundamental na transformação digital. Através desta tecnologia é possível criar uma série de novos modelos de negócios e implementar iniciativas de inovação em grandes empresas”, completa

Por Fala Criativa

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts