Os 6 passos para começar a estudar corretamente para o Enem

school-1974369_1280

Por Professor Gilberto Augusto

Segundo Professor Gilberto Augusto, muitos estudantes só começam a focar para a prova após fazer a inscrição

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por meio do site www.enem.inep.gov.br, para as provas que acontecerão nos dias 03 e 10 de novembro, já estão abertas. Segundo o Professor e Learning Coach Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos APROVAÇÃO 360o, é possível sim se preparar em seis meses para a prova, desde que o aluno tenha um planejamento de estudos e mantenha uma rotina disciplinada.

“Sem dúvidas, o maior desafio e dificuldade em relação aos estudos é a organização. O estudante precisa saber quanto estudar, quando, onde, por onde, o quê e como. Se ele conseguir organizar estes seis KPIs (Key Performance Indicator ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho) no dia a dia, ele terá menos dificuldade no processo”, afirma o Professor e Learning Coach Gilberto Augusto.

Outra dica importante é focar em ser um “especialista” no vestibular desejado. Segundo o Professor e Learning Coach, o Enem apresenta três grandes especificidades que precisam ser dominadas pelo estudante: conteúdos mais abordados, pesos de cada área e gerenciamento do tempo de prova.

Os 6 KPIs de um planejamento de estudos perfeito são:

  1. Quanto: quantas horas por dia o aluno irá estudar. “Tem gente com tempo para estudar 4 horas, outros 8 horas por dia, e ainda quem tem só uma hora porque trabalha e estuda. Independente da quantidade de horas, o importante é ter uma rotina consistente, estudando todos os dias a mesma quantidade. Se a pessoa nunca estudou 8 horas por dia – e tem tempo para isso, recomendo que ela comece pequeno, pensando grande, para crescer rápido. O hábito é criado na repetição. Comece com duas horas e vá aumentando o tempo até chegar no máximo que puder”, afirma Gilberto Augusto.
  2. Quando: dias da semana que o aluno escolhe estudar. A semana tem 7 dias e, pensando em Enem, que é daqui a 6 meses, a sugestão do Professor e Learning Coach é intensificar os estudos para todos os dias, deixando alguns momentos para descanso como um sábado à noite ou um domingo na hora do almoço. “Oriento os meus alunos a estudarem de segunda a sexta-feira, fazer simulados aos sábados e deixarem os domingos para corrigirem os erros do simulado. Desta forma, com um planejamento definido, a chance de procrastinar será menor”, pontua.
  3. Onde: ambiente de estudos. Para o fundador da plataforma de estudos APROVAÇÃO 360o, o ambiente influencia. “Se o aluno está em casa com televisão, geladeira, cachorro, celular, tudo perto, a chance de se jogar nas distrações é muito alta. O ideal é ir para um centro de estudos ou biblioteca, onde há muitas pessoas estudando, um local que estimule o ato de estudar, motivando o aluno a ter disciplina, foco, atenção, concentração e não procrastinar”, exemplifica.
  4. Por onde: materiais que irá utilizar (caderno, livros, apostilas, resumos). Caderno é sempre mandatório. Copie o que o professor está explicando e use o conteúdo para fazer as revisões depois. Segundo Gilberto Augusto, se tiver muita dificuldade na matéria, tenha bons livros, pois as apostilas são mais resumidas.
  5. O quê: tenha uma “bússola”: PRD (Peso, Recorrência e Dificuldade). “Se o aluno estudar tudo do mesmo jeito, irá se frustrar todos os dias porque não conseguirá bater suas metas diárias. A dica é focar nas matérias de maior peso – o Enem da peso diferente para cada área do conhecimento, assim como 99% das universidades também têm pesos diferentes para cada área do conhecimento. Segundo, lembre-se que a prova do Enem tem suas recorrências, ou seja, as matérias que caem mais. Foque nos temas que mais aparecem nas provas. E, por último, estude as matérias que você tem mais dificuldade, principalmente se forem as de maior peso e recorrência”, complementa.
  6. Como: técnicas de estudo que serão implementadas. Regra básica: estudar a teoria, fazer o máximo de exercícios e ter uma fazer com frequência a revisão daquela teoria (pelo caderno ou por resumo), até aquele conteúdo estar bem absorvido.

“Se o aluno fizer um planejamento eficaz, eficiente e efetivo, ou seja, estudar o que cai na prova, da maneira correta e gerando mais resultado com menos esforço, com certeza, em seis meses, ele estará preparado para fazer muito bem o Enem”, afirma o Professor e Learning Coach Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos APROVAÇÃO 360oe sócio-fundador de uma das principais instituições de ensino do país, o COPE – Colégio PreparaEnem.

Sobre Professor Gilberto Augusto e a Plataforma Aprovação 360º

O Professor Gilberto Augusto é Learning Coach, Palestrante e fundador da plataforma APROVAÇÃO 360º, um curso 100% on-line que ajuda milhares de estudantes, desde 2016, a realizarem o sonho da aprovação e tem como base três pilares básicos: Método, Motivação e Disciplina para a Construção do Hábito de Estudo. Reconhecido por suas estratégias de como montar um Planejamento de Estudos eficiente, Gilberto aborda em seu conteúdo técnicas de leitura, revisão, memorização, construção de resumos, o método GTP para administração do tempo, Inteligência Emocional e formas de combater a ansiedade e insegurança nos estudos. Formado em Química pela UnB, Gilberto também é sócio-fundador de uma das principais instituições de ensino do país, o COPE – Colégio PreparaEnem.