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SAUDE & BEM-ESTAR

Os alimentos que melhoram o Humor

Um cardápio pouco saudável prejudica o bom funcionamento do organismo, inclusive no que diz respeito às reações químicas ligadas às emoções

Os alimentos que melhoram o Humor
Imagem : IStock

Se você tem alguma dúvida de que o se coloca no prato tem influência sobre as emoções, definitivamente está na hora de rever os seus conceitos. Não faltam estudos mostrando que há uma ligação direta entre as duas coisas.

Um deles, feito na Grã-Bretanha, analisou os hábitos de 200 voluntários. Em 88% dos casos, as mudanças na dieta, entre outros costumes, como tabagismo e atividade física, conseguiram amenizar os sintomas de transtornos mentais, como ataques de pânico, ansiedade e depressão.

Outro trabalho, este publicado na Revista de Saúde Pública em 2017, comparou os costumes de 49.025 brasileiros adultos e seus sentimentos, e concluiu que aqueles que tinham comportamentos menos saudáveis, o que envolvia a ingestão de carnes gordurosas, refrigerantes e álcool em excesso, apresentaram mais tendência à depressão.

Existem ainda pesquisas que mostram a relação contrária. Cientistas da Universidade de Brasília evidenciaram o fato de que sentimentos como tristeza, baixa autoestima, e transtornos mentais como depressão e ansiedade interferem de forma negativa na maneira como o indivíduo se alimenta.

 

Alguns alimentos que podem ajudar a melhor o estado de espírito:

Ovo - iStock
Imagem: iStock

Ovo

Rico em triptofano, o ovo ajuda na produção de serotonina e dopamina, além de ser rico em vitaminas do complexo B, que favorecem o bom humor. Recomenda-se consumir uma unidade por dia, preferencialmente cozido, mexido, omelete ou frito em água. Quem tem colesterol alto deve ingeri-lo com moderação.

Grão de bico - iStock
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Grão-de-bico

Também conta com triptofano, ou seja, ajuda na sensação de bem-estar, além de ser rico em ômega 3 e 6, que combatem a tensão mental e a ansiedade. Recomenda-se consumir grão-de-bico preferencialmente diariamente, em torno de duas colheres (de sopa), que podem ser misturadas a cereais integrais e legumes. Evite se sentir muitos gases ou cólicas.

mamão - iStock
Imagem: iStock

Mamão

Outro que oferece uma boa dose de triptofano. Além disso, é rico em antioxidantes, substâncias que também têm participação no aumento do bem-estar. Isso sem falar nas fibras, que dão uma força ao funcionamento do intestino, mais um item que melhora o humor. Recomenda-se o consumo de 1/2 unidade de papaia ou uma fatia média do formosa diariamente. Deve ser evitado por pessoas com diarreia.

mel - iStock
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Mel

Pela mesma razão dos itens anteriores ajuda na sensação de prazer e combate as sensações ruins. Também age como antioxidante, deixando esse efeito positivo ainda mais potente. Recomenda-se o consumo de duas colheres (de sopa) de mel por dia. Não deve ser consumido por diabéticos, alérgicos e crianças menores de um ano de idade.

Banana madura -  mrs/Getty Images
Imagem: mrs/Getty Images

Banana

Mais uma que, por causa do triptofano, ajuda no bom humor. Para melhorar, tem vitaminas, como a B6, que ajuda a combater a ansiedade e a irritabilidade. Recomenda-se o consumo de cerca de 2 bananas ao dia, que podem ser cruas ou cozidas, com canela, aveia ou mel. Deve ser ingerida com moderação pelos diabéticos, devido ao alto teor de açúcar.

Melancia - iStock
Imagem: iStock

Melancia

Conta com o combo triptofano e vitamina C, excelente antioxidante que ajuda a combater o estresse físico e emocional. Recomenda-se o consumo de uma fatia média de melancia diariamente. Deve ser ingerida com moderação pelos diabéticos, devido ao alto teor de açúcar.

nozes - iStock
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Nozes

Ricas em selênio, um poderoso antioxidante, auxiliam na melhora dos sintomas da depressão e elevam o bom humor. Também têm ômega 3, que ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade. Recomenda-se o consumo diário de cinco unidades. Deve ser ingerida com moderação por pessoas com dietas controladas em valor calórico ou gorduras.

Espinafre - Getty Images
Imagem: Getty Images

Espinafre

Ajuda a combater a depressão e as doenças degenerativas, por ter boas doses de potássio e ácido fólico. Recomenda-se o consumo de uma porção de equivalente a um pires três vezes por semana, fresco ou cozido. O espinafre deve ser evitado por pessoas com problemas graves de fígado ou rins e vias urinárias.

Dieta Mind 3 salmão - iStock
Imagem: iStock

Salmão

Assim como outros peixes, como a sardinha, tem muito ômega 3, gordura boa com ação anti-inflamatória com papel importante na melhora do humor. Recomenda-se a ingestão de cerca de 100 gramas ao menos duas vezes por semana. 

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