Ouvir Pausar

Os efeitos da sobrecarga emocional na sua vida

A sobrecarga emocional tem efeitos negativos e limitantes na vida que vem a vivencia, é importante saber se você está nesta condição, identificar os sintomas e entender como chegou a este ponto.

Os efeitos da sobrecarga emocional na sua vida
Imagem : Reprodução

Por : Osmarina Vyel,  Especializada em Psicologia Junguiana e em  Psicoterapia Individual

A sobrecarga emocional é uma condição de acúmulo de sentimentos negativos, experiências ruins, stress, raiva, medo, angústias, incertezas, etc. Muitas pessoas estão relatando sobrecarga emocional neste ano, pois vivemos situações inéditas no contexto da pandemia, que trouxe medo, instabilidade financeira e emocional, crianças em casa, maior demanda no trabalho, etc. Quando não tiramos tempo para dar atenção aos nossos sentimentos, ouvir o que nossa mente e corpo pedem, não descansamos nem temos momentos de paz e tranquilidade, a tendência é acumular emoções negativas que, em algum momento, não ficarão mais represadas e transbordarão com tudo, podendo acontecer episódios de explosão, fúria e descontrole.

 
LEIA TAMBÉM: 5 atitudes que atrapalham sua autoconfiança

A sobrecarga emocional tem efeitos negativos e limitantes na vida que vem a vivencia, é importante saber se você está nesta condição, identificar os sintomas e entender como chegou a este ponto. Aqui estão alguns efeitos da sobrecarga emocional:

 

1- Sintomas físicos como dores de cabeça, insônia ou excesso de sono, alterações no apetite, quedas de cabelo e exaustão física são efeitos da sobrecarga emocional.

 

2- Maior dificuldade de realizar tarefas que antes eram fáceis e rápidas. Quem está sobrecarregado emocionalmente precisa empreender maior energia e tempo nesses afazeres, pois o raciocínio está mais lento e a capacidade cognitiva está afetada.

 

3- A impaciência, stress e nervos a flor da pele também são efeitos da sobrecarga emocional. Quem vivencia a condição sente que vai explodir a qualquer momento e que não consegue suportar mais nenhum baque.

 

4- Uma das causas da sobrecarga emocional é a falta de descanso, tempo de ócio, privação de atividades prazerosas e excesso de demandas em casa, no trabalho e a tendência de dar mais atenção às demandas de outras pessoas que as próprias.

 
 

Apesar dos efeitos negativos e limitantes da sobrecarga emocional, é possível sair desta condição fazendo adaptações e mudanças em sua vida. Se você se identificou com os efeitos, te convido a participar do Salto Quântico para a Liberdade, serão 12 dias de transformação e libertação, onde te ajudarei a identificar e trabalhar sentimentos ruins e crenças limitantes a fim de deixar em 2020 o que não soma à sua vida e iniciar 2021 liberta. Começa hoje, 10/12, ao vivo, às 22 horas, em meu canal no YouTube (https://bit.ly/34hNNyT) e Instagram (https://bit.ly/3qNkrlh) e o primeiro tema será o MEDO. Participe!

Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia 

https://www.facebook.com/revnovafamilia

https://www.linkedin.com/in/revistanovafamilia/

https://www.youtube.com/user/revistanovafamilia