Outono: como fortalecer a saúde em época de pandemia

Outono: como fortalecer a saúde em época de pandemia

Outono: como fortalecer a saúde em época de pandemia

O clima frio e seco aumenta os casos de diversas doenças típicas do outono. Em época de pandemia, o melhor é fortalecer o sistema imunológico. Veja como!

Outono: como fortalecer a saúde em época de pandemia. Com a atual pandemia causada pelo Covid-19, o cuidado com a saúde nunca foi tão preocupante como agora. Diversas medidas de prevenção estão sendo tomadas pela população, não só em relação ao coronavírus, mas também a outras doenças.

Portando, neste artigo iremos abordar algumas dicas de como fortalecer a sua saúde contra doenças típicas do outono, principalmente nesta época de pandemia.

Dicas para cuidar da saúde no outono em época de pandemia

Estamos no outono e nesta estação é comum surgirem sintomas de outras doenças, típicas da estação, que sejam semelhantes ao do Covid-19. É preciso estar com o alerta ligado e tomar as medidas de prevenção necessárias para o cuidado com a saúde, independente da doença que seja.

É importante saber que, em caso de dúvidas sobre sintomas de doenças típicas da estação com os sintomas do coronavírus, não deixe de procurar o seu médico para saná-las. Vale saber que, antes de procurar atendimento presencial, é indicado entrar em contato por telefone, seja com a central de atendimento do plano de saúde, posto de saúde ou outros canais.

Saiba como garantir que o seu sistema imunológico fique mais forte!

1. Cuide da alimentação

É fundamental manter uma alimentação saudável para que o seu sistema imunológico esteja resistente contra qualquer tipo de doença. Alimentos industrializados e gordurosos podem prejudicar a sua saúde mental, lhe trazendo sensações de indisposição e dores de cabeça, além de prejudicar o seu sistema imunológico.

Use e abuse do consumo de frutas, verduras, legumes e temperos naturais. Passe a incluir esses alimentos na sua rotina alimentar, nem que sejam em pequenas quantidades por refeição. O importante é não deixar a sua saúde desprotegida.

2. Anote cuidados básicos e necessários com a higiene do lar

Ter uma casa bem cuidada é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. É comum nesta época de outono surgir problemas respiratórios devido a variação de temperatura e aumento da umidade, que acabam gerando mofo e poeira dentro de casa.

Por isso, manter o lar bem arejado evita a umidade dentro do ambiente, assim como a limpeza constante de móveis e espaços que possam acumular poeira. Para pessoas alérgicas, essa limpeza é essencial, para que a sua saúde respiratória não seja comprometida.

3. Dance, corra, caminhe, enfim, pratique atividades físicas

Mesmo no período de isolamento que estamos vivendo, a prática de exercícios físicos não deve ser deixada de lado. Alguns exercícios são simples de serem realizados dentro da própria casa, sem a necessidade de expor a sua saúde ao risco.

Podemos citar alguns, como agachamento, polichinelo, pular corda, flexões, abdominais, corrida, etc. Existem alguns sites e aplicativos que auxiliam na prática desses exercícios, além de informarem outros fáceis de serem praticados.

4. Durma bem

É comprovado que a ausência de um sono regular influencia diretamente na sua saúde. Perda de memória, sistema imunológico enfraquecido, cansaço em excesso e estresse são alguns dos vários problemas resultantes de uma noite de sono mal dormida.

Existem algumas maneiras que auxiliam na formação de uma rotina regular de sono, como estabelecer um horário limite para ir dormir, manter o mesmo horário de sono todos os dias, incluindo aos fins de semana, evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de ir deitar, entre outros.

5. Sorria mais

Ter um hobby é essencial para o fortalecimento de uma vida forte e ativa. Eles influenciam diretamente na estabilidade da sua saúde mental e emocional. Muitas pessoas possuem o hábito de tomar sol pela manhã, o que é muito bom para a sua saúde. Os raios solares liberam a serotonina, um tipo de hormônio que aumenta o seu nível de humor e felicidade.

Outros hábitos valem a sua atenção, como a leitura de livros, praticar jogos de tabuleiro, tocar um instrumento musical, cozinhar, etc. Todos eles estimulam o seu cérebro, contribuindo para a sua saúde mental.

Então, gostaram das nossas dicas de como fortalecer a sua saúde nesta época da pandemia, durante o outono?

Diferenças entre os sintomas do coronavírus e alergias

O Ministério da Saúde fez um alerta para que as pessoas não confundam os sintomas de coronavírus com as típicas alergias do outono. É importante saber que em casos de gripe e Covid-19, a febre pode estar presente, o que dificilmente ocorre em resfriados.

Em casos de resfriados o nariz pode ficar entupido, bem como os espirros são bastante comuns. Mas, em casos de gripes esses sintomas são mais raros e ainda mais difíceis de ocorrerem quando o indivíduo está infectado com COVID-19. Já as dores de cabeça são raras em resfriados, enquanto em gripes são comuns e podem ocorrer também em pessoas infectadas com novo coronavírus.

Ao sentir os sintomas e ficar em dúvida, procure os canais de orientação antes de comparecer ao pronto atendimento. Dessa forma, evita-se o risco de contaminação, já que os pronto-atendimentos recebem pessoas com diferentes problemas de saúde.

Saiba também que questões sobre atendimento e testes pelos convênios médicos podem ser sanadas nos canais de atendimento das melhores operadoras de planos de saúde, como telefone, site e e-mail.

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br

https://www.smartia.com.br/

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