Paranaense é medalha de bronze na Copa Brasília de Triathlon

367799_903589_67485763_100975717908945_3883366915696420656_n

Matheus Martinhaki, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, disputou a prova deste domingo (01) em Brasília como um teste para a grande final do Brasileiro

Na disputa pelo topo do ranking nacional de triathlon, o paranaense Matheus Martinhaki participou da Copa Brasília, neste domingo (01), e saiu com o terceiro lugar geral. A prova serviu com um teste para a grande decisão do Campeonato Brasileiro, marcado para o próximo final de semana na capital federal. 

Matheus Martinhaki antecipou a viagem para Brasília a convite de Leandro Macedo, consultor técnico da Escolinha de Triathlon Formando Campeões e único brasileiro campeão mundial da modalidade. O jovem atleta, integrante do grupo de alto rendimento do projeto, passará uma semana treinando com Leandro, para fazer os últimos ajustes e se adaptar ao clima seco da região.

“Como a intenção era fazer um treino, neste domingo, não fui tão forte. Mesmo assim, nadei bem, saí da agua em segundo geral e fui para a bike em primeiro. Depois um outro atleta me atacou e passou por mim, sobrando. Na corrida, o Leandro me pediu para fazer 2,5 km fortes e 2,5km soltos. E ainda cheguei em terceiro” comemorou Martinhaki.

Nos próximos dias, Matheus deve seguir a rotina normal de treinos, ao lado de Leandro Macedo. “Vou aproveitar para tirar muitas dúvidas com ele. Estar aqui trocando experiências com um treinador como o Leandro é sensacional”, contou o atleta. 

Revezamento no Mundial de Triathlon

Em Lauzanne, Suíça, Gabrielle Lemes e Pedro Boff encerraram sua participação na grande final do Mundial de Triathlon, neste domingo (01), com o revezamento misto. Integrantes do grupo de alto rendimento da Escolinha de Triathlon, os dois juntaram-se a Miguel Hidalgo e Giovanna Lacerda para a prova. O time brasileiro ficou com o 16º lugar. Na sexta-feira (30 de agosto), Gabrielle já havia se destacado com o 9º lugar entre as atletas nascidas em 2002, 37ª posição no geral. Em sua estreia em mundiais, Pedro Boff foi o 57º na categoria Júnior.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Há quatro anos, o projeto ajuda a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atua como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

Por Juliana Leite