Perdeu o celular na Virada Cultural? Saiba o que fazer

celularperdido

Perder o celular é muito comum em eventos cheios e abertos, saiba como proceder

No último fim de semana passado, aconteceu a 15ª edição da Virada Cultural em São Paulo. O evento foi o maior já realizado, reunindo cerca de 5 milhões de pessoas em 1.200 atividades distribuídas em toda a cidade.

Assim como nos anos anteriores, muitos frequentadores relatam furtos e perdas. Além do prejuízo financeiro, a perda de um aparelho pode deixar informações contidas no celular vulneráveis, como senhas e imagens. Portanto, é preciso tomar algumas medidas: primeiro, para tentar localizar o aparelho e, depois, se não obtiver sucesso, para preservar a segurança dos dados. Siga o passo a passo:

1. Rastreie o aparelho

O primeiro passo é tentar ligar para o celular e verificar se alguém encontrou e quer devolver. Se não der certo, o jeito é usar o sistema de rastreamento do aparelho. Para celulares com sistemas Android, basta procurar no Google por “Ache meu telefone”. Para os que tem iOS, é necessário entrar em “Rastrear e encontrar um dispositivo Apple perdido” no próprio site da Apple.
Se você acha que pode ter esquecido o celular no carro de um motorista que chamou por aplicativo, busque a área de ajuda no site da empresa.

2. Comunique sua operadora

Caso nenhuma das tentativas acima tenha dado certo, é importante ligar o quanto antes para a operadora e pedir para bloquearem seu chip. Esse bloqueio impede que outras pessoas acessem seu WhatsApp e vejam o histórico de mensagens – que fica armazenado no aparelho.

3. Bloqueie o IMEI do aparelho

O IMEI é um código de identificação dos celulares. Cada aparelho tem o seu, como um RG. Esse código pode ser bloqueado pelas operadoras, assim o aparelho perde sua função, o que impede que seja usado por outras pessoas. Para fazer isso, é importante ter em mãos o código: se você não guardou o código antes de perder o aparelho, é possível encontrá-lo na caixinha original em que o aparelho veio. Se você ainda tem o aparelho e quer se prevenir em caso de perdê-lo futuramente, também é possível identificar o código na bateria ou discando *#06#

4. Faça logout das redes sociais

É possível desconectar da sua conta no Facebook e no WhatsApp remotamente, já no Twitter não é possível. Também é importante trocar todas suas senhas.

Por Laís Carrara de Paiva Marques

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider