Pernambuco: 2 milhões de turistas no maior Carnaval da história

Pernambuco: 2 milhões de turistas no maior Carnaval da história

Pernambuco: 2 milhões de turistas no maior Carnaval da história

Pernambuco: 2 milhões de turistas no maior Carnaval da história. Governo do Estado bate recorde em número de polos carnavalescos apoiados: são 62 palcos na Zona da Mata, Agreste e Sertão. Centros de Atendimento ao Turista ampliam horário e fazem receptivo especial no TIP, Terminal Marítimo e Aeroporto

Às vésperas de começar a folia de Momo, o Governo do Estado festeja os ótimos números e a perspectiva de promover um dos melhores Carnavais da história. A Secretaria de Turismo e Lazer, por intermédio da Empetur, apoia 48 municípios em todas as regiões de Pernambuco, a começar por Olinda, na Região Metropolitana. Mais 14 municípios são apoiados diretamente pela Fundarpe, totalizando 62 apoiados pelo Governo do Estado em vários municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, a exemplo de Nazaré da Mata, a terra dos maracatus, e de Triunfo, a dos caretas.

O clima de festa já começa a tomar conta dos visitantes no desembarque! Logo que chegarem em solo pernambucano, os turistas vão se deparar com receptivo especial no TIP, Aeroporto do Recife e Terminal Marítimo. Uma orquestra de frevo, acompanhada por passistas, convida o público para entrar no passo. A expectativa é receber durante o Carnaval quase dois milhões de visitantes, que devem gerar uma movimentação financeira estimada em R$ 2 bilhões.

No TIP e no aeroporto, a folia toma conta nos dias 20 e 21. No terminal rodoviário, a previsão é de que 50 mil pessoas desembarquem de 17 de fevereiro a 3 de março. Já no aeroporto, a movimentação prevista é de cerca de 450 mil passageiros.

No Terminal Marítimo, os cruzeiristas vão frevar nos dias 24 e 25, com a chegada dos navios Europa II e Hamburg. No dia 28, a sexta-feira após o Carnaval, também rola frevo com a chegada de outra embarcação, a Volendam. A expectativa é que cerca de 2 mil passageiros desembarquem via Porto do Recife no período.

“Pernambuco se preenche de cores para receber os turistas em clima de festa do litoral ao sertão do Estado. Para dar suporte às mais variadas celebrações da nossa terra, o Governo do Estado, por meio da Empetur, apoia número recorde de municípios. Vamos receber em torno de dois milhões de visitantes, que vão utilizar os serviços do Estado, consumir e aquecer a nossa economia. A previsão é de movimentação financeira de R$ 2 bilhões”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

PERFIL DO TURISTA

Pesquisa realizada pela Empetur em 2019 aponta que os visitantes que vêm brincar o Carnaval em Pernambuco ficam em média 8,6 dias no destino e saem bastante satisfeitos: 96% recomendariam a festa local para outras pessoas e 81% voltariam outras vezes para o Carnaval.

Entre os locais preferidos dos visitantes estão os polos do Bairro do Recife, Olinda e Galo da Madrugada. A opinião geral sobre os destinos locais de Carnaval também é boa. Para 83% dos visitantes, as cidades e polos são ótimos e bons.

Os Estados que mais emitem turistas para curtir a folia pernambucana são: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e o Ceará. De fora do País, preferem nossa festa os argentinos, franceses e norte-americanos.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

A hospitalidade pernambucana também está em alta para 2020. A expectativa é de que o Estado alcance 95,67% de taxa média de ocupação hoteleira, cerca de 5% superior ao registrado em 2019, segundo dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur. O destaque fica a cargo da região Agreste, onde Bezerros – tradicional polo carnavalesco pela cultura dos papangus – e Pesqueira – a terra dos caiporas – já atingem previsão de máxima ocupação hoteleira durante a festividade. No Sertão, Triunfo e Belém do São Francisco também já estão com 100% de ocupação.

CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA

A novidade anunciada pelo gestor será inaugurada no Bairro do Recife, no coração da capital pernambucana. Do Sábado de Zé Pereira até a Terça-Feira de Carnaval, das 15h às 19h, cinco duplas de atendentes bilíngues e promotores estarão com mochilas de projeção holográfica (walkgraphs) onde aparecerão a identidade visual da campanha Bora Pernambucar, assinada pela artista Joana Lira, e a pergunta “Posso ajudar?” para os turistas em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A intenção da iniciativa é reforçar a orientação aos foliões e divulgar os demais destinos turísticos do Estado. A ação contará com as participações de peso dos influenciadores digitais Anderson Dias, do perfil @196sonhos, e Marcos Dede, do @essediafoifoda.

Nos demais pontos da capital que contam com os Centros de Atendimento ao Turista, os espaços funcionarão em regime especial para atender com maior comodidade os visitantes que chegam ao Estado para curtir o Carnaval. O CAT situado do Aeroporto Internacional do Recife funcionará de sexta (21) a quarta (26), das 6h à 0h.

Já o Aeroporto Internacional de Petrolina funcionará a partir de sexta, das 13h às 19h, seguindo o mesmo horário no sábado, segunda e quarta-feira. Na Praça de Boa Viagem, o centro de informações vai operar no sábado (22), domingo (23), terça-feira (25) e quarta-feira (26), das 14h às 20h.

Além de contar com o serviço de walkgraph das 15h às 19h, o Bairro do Recife segue com a sua unidade do CAT na Praça do Arsenal, funcionando de sexta-feira (21) a terça (25), das 10h às 22h, e quarta-feira (26), das 14h às 18h. O TIP, que também dispõe de CAT, contará com atendimento de sexta (21) a quarta (26), das 10h às 16h.

Como reforço, 21 novos atendentes bilíngues estarão à disposição do turista e visitante em vários polos de atendimento da Região Metropolitana do Recife.

FAMPRESS

A época festiva também serve de vitrine do Estado para a imprensa nacional. Pensando nisso a Secretaria de Turismo e Lazer realiza viagens de familiarização do destino no período. Neste ano, foram programados dois fampresses com jornalistas de veículos nacionais. O primeiro grupo encerrou a visita no último domingo,16, e o segundo chegou nesta quarta-feira, 19, para acompanhar o Carnaval nos diversos polos de Pernambuco.

FOTOS: https://photos.app.goo.gl/yQaUMKQWCauuiZm27

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts