PRÊMIO JABUTI 2019

PRÊMIO JABUTI 2019

Prêmio Jabuti 2019 traz o livro “Um cara qualquer”, como um dos finalistas, livro publicado pela Primavera Editorial.

O projeto gráfico assinado pela Project Nine para a Primavera Editorial é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2019, na categoria Capa.

Conduzido por Francisco Martins, a proposta artística foi criada para traduzir, graficamente, a
história de uma violência sexual marcada pela singularidade, estranhamento e inversão de papéis. Um Cara qualquer foi escrito pela premiada atriz norte-americana Amber Tamblyn e lançado, no Brasil, pela Primavera Editorial.

O projeto do livro Um Cara Qualquer foi desenvolvido com o intuito de interagir com leitor, mantendo um padrão visual como as mensagens trocadas em dispositivos. “Trabalhei com a ideia de tornar simples, algo que é muito complicado.

Por abordar o tema violação, a capa precisava representar uma comunicação rápida, segura e eficaz, tomando o cuidado de não ativar possíveis gatilhos emocionais. 

O grande diferencial, na minha opinião, reside no efeito de fazer ‘sumir’ uma das palavras do título, fazendo com que o leitor possa se interagir”, detalha Martins, acrescentando que a inspiração veio da frase Nem tudo é o que parece ser. “Com esse start, apresentei a ideia para editora, que embarcou comigo nessa aposta.

O resultado foi gratificante e ter o feedback de leitores, afirmando que o projeto faz todo o
sentido para o livro, que a narrativa visual ajuda a enriquecer o diálogo e cria pontos de tensão na narrativa, só mostra o quanto o caminho estava certo”, salienta.

Mestre em Design Gráfico pela Universidade Bau (Barcelona), Francisco Martins integra o coletivo barcelonense TypeThursday. Iniciou a jornada profissional como aprendiz no mercado editorial, em 2009; em 2011 fundou o estúdio Project Nine Editorial.

Desde então, trabalha como designer editorial com projetos no Brasil, Espanha e Alemanha.

SOBRE O LIVRO

Romance de estreia da premiada atriz e escritora norte-americana Amber Tamblyn, Um Cara Qualquer (Any Man, título original) é um livro provocativo e brutal. Combina gêneros de poesia, prosa e elementos de suspense para dar forma às narrativas chocantes das vítimas de violência sexual, mapeando as formas destrutivas pelas quais a sociedade contemporânea perpetua a cultura do estupro.

O extraordinário é como, com o passar dos anos, essas pessoas aprendem a se curar, unindo-se e encontrando um espaço para levantar as vozes.

Com pontos de vistas alternados – e uma assinatura para cada voz e experiência da vítima – as páginas crepitam de emoção que vão do horror à empatia; e tiram o fôlego do leitor. Ousada, a obra pinta um retrato marcante da sobrevivência e é um tributo àqueles que viveram o pesadelo da agressão sexual.

O romance trata do tema agressão sexual de forma singular; uma narrativa que tem causando incômodo a muitos leitores norte-americanos.No livro, o vilão é uma mulher que atinge homens com agressões sexuais tão violentas e perturbadoras que poderiam ter sido arrancadas de um filme de terror.

As vítimas do sexo masculino são narradores e mergulham na dor profunda de lidar com as consequências do crime que sofreram.

Em entrevista para Stephanie Merry, editora de Booke World do jornal The Washington Post, Amber afirma: “A arte precisa trazer conversas difíceis; eu não tenho dúvidas de que esse livro vai incomodar muita gente, mas estou bem com isso.”

Por traz da escolha de Amber Tamblyn há o desejo de chamar a atenção para um problema que atinge a sociedade como um todo.

Há assédio sexual tanto de mulheres quanto de homens; há vítimas e algozes nos
dois lados. “E temos que falar sobre o prejuízo humano que envolve essa violência.

Pela força da narrativa e relevância do tema, escolhemos esse romance para estrear uma tecnologia de leitura que trará o leitor para dentro da história”, afirma Lu Magalhães presidente da Primavera Editorial.

Por Redação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts