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Preparativos para a ceia de Natal? Confira dicas para deixá-la mais saudável.

Algumas escolhas alimentares tornam a ceia mais saudável sem comprometer o sabor das receitas

Preparativos para a ceia de Natal? Confira  dicas para deixá-la mais saudável.
Imagem : Reprodução Internet

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados do ano, por reunir amigos e familiares e também receitas deliciosas e típicas para a ocasião. Mas apesar de ser importante relaxar um pouco com a dieta nesse dia, algumas escolhas alimentares tornam a refeição mais saudável sem comprometer o sabor das receitas ou a leveza do momento.

Vale destacar que uma data festiva não precisa ser sinônimo de refeição calórica. Muitos alimentos típicos da ceia são saudáveis e leves, como carnes brancas (aves), batatas assadas, frutas e castanhas. No entanto, há quem prefira opções mais "pesadas" como carnes vermelhas gordurosas, doces refinados, além das bebidas alcoólicas.  

O segredo para não comprometer a saúde e evitar se arrepender dos excessos no dia seguinte é encontrar o equilíbrio entre os alimentos ricos em gorduras e açúcares com os mais leves e saudáveis 

Parece uma missão bastante difícil, mas com algumas dicas simples é possível manter todos os pratos favoritos sem o excesso de calorias. A seguir, veja algumas sugestões dos especialistas e torne a sua ceia mais saudável.   

     LEIA TAMBÉM : Sobremesas deliciosas para o Natal!

1. Não fique muito tempo sem se alimentar

Algumas pessoas têm o costume de ficar longas horas sem se alimentar ou até mesmo fazer jejum durante o dia para aproveitar mais a ceia. Porém essas restrições podem levar a um consumo exagerado. O ideal é manter uma rotina alimentar normal antes da ceia —fazer uma refeição principal completa, rica em legumes, folhas, proteínas, com uma opção de carboidrato não refinado. E ainda fazer um lanche intermediário, ou seja, comer uma fruta, um iogurte ou castanhas, para não chegar ao momento da comemoração com muita fome. Essa estratégia ajuda a controlar a quantidade de alimentos que serão consumidos. 

2. Planeje com antecedência 


Pode ser interessante conversar com todos os envolvidos na preparação da ceia e definir com antecedência quais pratos estarão presentes. Isso evita o exagero de opções. A indicação é escolher no máximo duas opções de entrada —de preferência uma salada —, duas guarnições/acompanhamento, dois pratos principais com proteínas —pelo menos uma carne branca —, e duas opções de sobremesas, sendo uma com frutas. 

3. Faça trocas mais saudáveis 


Na hora de escolher um prato, opte sempre por receitas que levem menos gorduras. Se o acompanhamento for fonte de carboidrato, priorize os integrais, ricos em fibras, vitaminas e minerais. As frutas frescas, castanhas e sementes, além de enfeitarem a mesa de Natal, são excelentes opções do ponto de vista nutricional. Opte pelo preparo dos alimentos assados ou cozidos em vez de frituras. E na hora da sobremesa dê preferência às frutas. 

4. Invista em saladas


As saladas são opções saudáveis de entradas para a ceia e contribuem para saciar a fome enquanto o prato principal não é servido. Opte por folhas verdes, mix de verduras, legumes assados e antepastos para agregar sabor à refeição. Vale investir em saladas com azeitona, palmito, castanhas picadas e croutons feitos com biscoito integral salgado ou pão de forma integral torrado, cortado em cubinhos. Incremente com frutas frescas ou secas e oleaginosas. Mas cuidado com os molhos: os muito gordurosos com maionese e creme de leite devem ser consumidos com moderação. 

5. De olho nos acompanhamentos

 
É possível fazer pequenas alterações nas receitas tradicionais de Natal e melhorar a qualidade nutricional da refeição. A farofa, por exemplo, pode ser feita sem bacon e vale incluir vegetais como cenoura ralada para deixá-la mais nutritiva e rica em fibras. A maionese de batata também pode ser preparada com menos batata e mais vegetais como vagem e cenoura

6. Opte por sobremesas mais leves


Para quem não abre a mão de um docinho após as refeições, a sobremesa da ceia é o momento mais aguardado. Além de bolos, pudins, cheesecakes e tortas, é importante ter uma opção mais saudável como salada de frutas. Prefira também o panetone com frutas cristalizadas no lugar do trufado de chocolate.

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