Previna-se contra o mal de alzheimer

Doenca Previna se contra o mal de alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença que acomete em torno de 6% dos brasileiros e 15 milhões de pessoas em todo mundo. Ela se caracteriza por transtornos graves, especialmente nos indivíduos de idade mais avançada. Conheça um pouco mais sobre esta doença e também formas de evitá-la. Previna-se contra o Mal de Alzheimer!

Este problema gera redução das capacidades intelectuais das vítimas. Por isto, elas não conseguem trabalhar e se envolver na sociedade. Esta doença começa com pequenos lapsos de memória e vai se agravando, fazendo com que o doente não consiga entender a consequência dos seus atos e levando à perda de memória e de comunicação. É algo incurável, mas que, felizmente, pode ser prevenido com algumas atitudes.

Alguns alimentos podem atuar contra o Mal de Alzheimer, especialmente as frutas e verduras. As folhas verdes, como espinafre e brócolis, além de maçã e mirtilo são eficazes. O vinho tinto também é antioxidante e age retardando o envelhecimento precoce, assim como os itens já citados. Chocolate, chá verde e as vitaminas C e E são outros representantes desta propriedade.

A vitamina D também é importante para manter a saúde do cérebro. De acordo com um estudo publicado pelos britânicos no segundo semestre de 2014, a deficiência deste micro-organismo tem direta relação com a doença de Alzheimer. Nos casos de carência moderada, as chances de uma pessoa se tornar vítima eram de 69%. Já na falta grave da substância, os índices eram bem mais elevados e chegavam a 122%. As principais fontes de vitamina D são leite e todos os seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, fígado de vitela e até o sol.

Ter passatempos intelectuais se tornou uma maneira bastante eficiente de proteger o cérebro do Mal de Alzheimer. Por isto, é recomendável ter o hábito da leitura, de participar de jogos que exercitam o cérebro e ou de fazer palavras cruzadas, por exemplo. Outros tipos de lazer saudáveis são as atividades físicas, como a caminhada.

Ter um organismo equilibrado faz bem para a saúde e previne doenças cerebrais, como o mal que estamos citando. É altamente indicado a pessoa sair dos grupos de risco, que são os hipertensos, diabéticos, obesos, depressivos, fumantes e sedentários. Se você é portador de pressão alta ou diabetes, deve manter os níveis controlados para se prevenir contra o Mal de Alzheimer. Quem fuma, quando chegar na faixa de 50 a 60 anos, tem sua ameaça de ter a doença aumentada ao dobro.

Reduzir os fatores de risco parece ser a peça-chave para prevenir-se contra o problema. Segundo informaram os pesquisadores da Universidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, em seu estudo de 2011, se estes perigos forem minimizados em 25%, nós teríamos uma grande redução no número de casos da doença, não afetando 3 milhões de pessoas.

Portanto, é preciso ter pressão arterial e diabetes controlados, alimentar-se equilibradamente, fazer atividades físicas e intelectuais, além de hábitos saudáveis.

Conclusão

Se você fizer tudo isso, não estará somente se protegendo contra o Mal de Alzheimer, mas também de uma série de doenças. Cuide-se, mantenha seu corpo e cérebro ativos!

 

leia também: Nestlé apoia simpósio sobre cuidados e qualidade de vida de idosos com Alzheimer – Evento no dia 08 de novembro de 2018 | SP

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider