Ouvir Pausar

Programa de nutrição e atividade física para a regressão do câncer

Programa de nutrição e atividade física para a regressão do câncer

As pessoas portadoras de câncer devem associar este programa ao tratamento oncológico para aumentar as possibilidades de regressão e remissão da doença. 

 Atendemos 836 pacientes portadores de câncer em 37 anos, sendo que aproximadamente 160 adotaram nosso programa de maneira completa. Desses, cerca de 91% obtiveram regressão da doença, entrando em remissão, e em aproximadamente metade deles foi associada a quimioterapia; na outra metade, não havia indicação de quimioterapia. 

O Instituto Nacional do Câncer dos EUA catalogou em experiências “in vivo” e “in vitro” 440 substâncias nos alimentos que induzem a morte de células cancerosas, não afetando as células normais. O Fundo Mundial de Pesquisa Sobre o Câncer e a Associação Americana de Pesquisa Sobre o Câncer analisaram meio milhão de publicações médico-científicas, selecionando 7000 que satisfaziam os critérios de credibilidade. Selecionaram os alimentos com evidências convincentes ou prováveis de prevenirem o câncer e com componentes que induzem a morte de células cancerosas.

Esses alimentos são: cereais integrais, como o arroz integral, milho, aveia, trigo germinado, as leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico; legumes e verduras, sementes como gergelim e linhaça, frutas inteiras e as algas marinhas, como a alga “nori”. 

Os alimentos de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos, leite, queijo e demais derivados, não devem ser usados pelo paciente com câncer porque a proteína animal causa o aumento do IGF-1 (Insuline Growth Factor), fator de crescimento semelhante à insulina que induz a progressão do câncer. 

Embora o trigo germinado tenha 4,5 mcg/g de vitamina B12, produzida pelo Lactobacílio reutere, não confiamos em uma única fonte alimentar dessa substância, motivo pelo qual ministramos suplemento de vitamina B12.

Como germinar o trigo: deixar os grãos de molho em água por 24h e, a seguir, mais 24h em uma câmara úmida, que consiste em uma caixinha entre dois papeis filtro umidos. Ao surgir uma raiz em cada grão, deve ser temperado e consumido. As substâncias anticâncer são potencializadas pela germinação sem serem desnaturadas pelo cozimento, pois o trigo é consumido cru. 

Os temperos, como alho, cebola, cúrcuma, salsinha, cebolinha e coentro, são concentrados em substâncias anticâncer. 

O paciente portador de câncer, quando possível, deve fazer uma hora de atividade física aeróbica por dia, o que ocasiona um aumento de cem vezes de citoquina IL6, com atividade anticâncer. Deve também expor-se ao sol entre 10h e 15h com o máximo de pele exposta, por 10 a 15 min, de modo a produzir 10000 unidades de vitamina D com função anticâncer. 

Maiores informações podem ser encontradas no livro de minha autoria, intitulado Oncologia Nutricional, que pode ser adquirido pelo site www.fapesbooks.com.br. Também está disónível no YouTube uma aula que já foi monistrada em 13 congressos médicos, contando as evidências, conduta prática e casos clínicos: “nutrição anti-câncer com o Dr Sidney Federmann”.

Crédito Imagem: Portal marca do bom sucesso