Projeto gratuito de capacitação para mulheres negras está com inscrições abertas até 26/4

Projeto gratuito de capacitação para mulheres negras está com inscrições abertas até 26/4

Pretahub leva Afrolab para Elas para oito estados em 2019, projeto idealizado pela Feira Preta

Apoiar, promover e impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil, por meio da oferta de conhecimento e capacitação técnica, com foco em inovação e inventividade. Esse é o objetivo do AFROLAB, que ganha uma edição exclusiva para mulheres negras: o AFROLAB para Elas. O projeto selecionado em 2018, no edital Negras Potências, levará sua metodologia inédita e exclusiva para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Belém (PA) e Porto Alegre (RS), a partir de maio. As primeiras turmas serão nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro e as inscrições podem ser feitas até 26 de abril.

A iniciativa irá percorrer o país com a proposta de fortalecer, econômica, política e socialmente, as mulheres negras, grupo que experimenta a desigualdade de maneira mais profunda no país. Para viabilizar o projeto, a Feira Preta criou, em setembro de 2018, uma campanha de matchfunding na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, em parceria com o Movimento Coletivo, plataforma de investimento social da Coca-Cola, para arrecadar R$ 127 mil.

“Com o projeto, vamos impactar diretamente mais de 100 famílias, de diferentes lugares do país. Mesmo movimentando mais de R$ 200 bilhões por ano, o empreendedor negro no Brasil recebe 40% menos que o empreendedor branco pelo seu trabalho e estamos trabalhando para mudar essa realidade fomentando o afroempreendedorismo”, explica Adriana Barbosa, presidente da Feira Preta.

A metodologia do projeto contará com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, cursos e workshops. Vale destacar que, ao longo de 2018, o Afrolab capacitou mais de 400 empreendedores.

O Afrolab Para Elas é uma realização da pretahub e Instituto Feira Preta, com apoio do Sebrae-SP, Oi Futuro e parceria com o British Council e a iniciativa Negras Potências, do Fundo Baobá e Movimento Coletivo com a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria.

As inscrições poderão ser feitas no site www.pretahub.com. até o dia 26/4.

Ocupação

Antes de rodar o país capacitando mulheres empreendedoras, o Afrolab para Elas participou da OCUPAÇÃO #4, programa da Red Bull Station, em São Paulo, que reúne artistas e coletivos para ocuparem os ateliês do espaço a fim de inspirar, conectar e transformar a energia criativa da cidade de São Paulo.

“Levamos para a OCUPAÇÃO #4 nove mulheres, de estados diferentes, para co-criar a metodologia de 2019 do Afrolab, focada para mulheres”, comenta Adriana.

Conheça mais sobre o AFROLAB para Elas no vídeo de divulgação da campanha: 

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Gente ajudando Gente!

Gente ajudando Gente! Nesse momento o mais importante é a união. Muitos de nós estão passando por momentos difíceis (emocional, depressão e financeiro). Precisamos nos

Continuar Lendo »