Quer aumentar as vendas? Entre no mundo do e-commerce

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Quer aumentar as vendas? Entre no mundo do e-commerce

Quer aumentar as vendas? Entre no mundo do E-commerce Você tem um comércio tradicional e nunca vendeu pela internet? Não sabe se vai dar certo? Pois saiba que não está sozinho, mas precisa mudar seus conceitos, pois os clientes estão mudando a forma de comprar.

Com o crescente aumento da tecnologia, as empresas precisam estar preparadas para
as mudanças de hábitos dos consumidores, lembrando-se da máxima:

“Quem não é visto não é lembrado”.

Abrir um negócio online é melhor opção para quem quer baixo investimento inicial. Para vender é importante ter o foco em satisfazer o cliente.

Na internet a lógica é a mesma, para se ter sucesso no comércio eletrônico é preciso ter um planejamento estratégico bem estruturado, com cuidados na logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

O e-commerce ou comércio eletrônico, no Brasil, teve um crescimento de 12% nas vendas do primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período em 2018.

Esse crescimento representou um faturamento de R$ 26,4 bilhões para o comércio eletrônico.
(Fonte: Webshoppers)

Já em relação ao volume de pedidos, o primeiro semestre de 2019 registrou R$ 65,2 milhões em pedidos realizados, totalizando um aumento de 20%.

A pesquisa também disponibilizou um pequeno gráfico mostrando a progressão desses indicadores nos últimos 4 anos.

 (Fonte: Webshoppers)
(Fonte: Webshoppers)

O Sebrae preparou uma lista com 10 dicas de sucesso para vender na internet:

1. Esteja preparado para entrar na internet:

  • Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

2. Tenha um site 100% funcional.

  • Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

3. Seja verdadeiro

  • Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

4. Possua obsessão pela logística

  • Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

5. Ofereça multicanais ao cliente

  • É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

  • Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

7. Anuncie

  • Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais. Em todos esses formatos de anúncio, é comum pagar por clique.

8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

  • A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

9. Tenha um site seguro

  • Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

10. Invista na gestão do negócio

  • O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado. O importante é dar o primeiro passo e abrir a mente para encarar as mudanças que a tecnologia nos proporciona. Boa sorte.


Por Élcio Eidi Itida, Coordenador Regional no Conselho Regional de
Administração de São Paulo

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

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