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Rotina de sono deve ser mantida durante as férias das crianças

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Rotina de Sono Deve ser Mantida Durante as Férias das Crianças

Rotiva de Sono nas Férias

Mesmo no recesso, diminuir as horas de descanso pode atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos. No período de férias escolares é comum a garotada sair da rotina e acordar mais tarde e, consequentemente, ir para a cama mais tarde.
Além de não ser possível recuperar as horas de sono perdidas, essa mudança repentina nos hábitos pode atrapalhar a volta às aulas porque leva semanas até que a criança se acostume a dormir cedo novamente, prejudicando o rendimento escolar.

De acordo com a Consultora do Sono da DUOFLEX, Renata Federighi, essas mudanças nos horários de dormir podem trazer consequências a longo prazo, afetando a concentração, o humor e a aprendizagem. “A produção do hormônio do crescimento e da melatonina fica desregulada, provocando sono de má qualidade e causando cansaço durante o dia.
É possível ter flexibilidade em relação a rotina das crianças durante as férias, mas é indicado que nos últimos dias os horários de dormir e acordar sejam mais próximos aos habituais durante o período letivo”, explica.

Para que o organismo não sofra as consequências nesse tempo, a
especialista sugere algumas dicas para um sono de qualidade. Confira:

ATENÇÃO À POSTURA
A posição de lado com dois travesseiros é a mais indicada pelos
especialistas. Um deles deve apoiar a cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. O segundo travesseiro deve ser usado entre os  joelhos, que devem estar semiflexionados, para melhor alinhamento da coluna.

SILÊNCIO E  ESCURO
Mantenha o ambiente escuro. A claridade interfere na produção da
melatonina, o hormônio que avisa o cérebro que está na hora de dormir. Além disso, evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular.

ALIMENTOS LEVES ANTES DE DORMIR
Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão.
Portanto, alimente-se até três horas antes de ir para a cama e dê
preferência a alimentos leves e ricos em triptofano, que ajudam na produção de melatonina

ATIVIDADES RELAXANTES
Procure relaxar. Até três ou quatro horas antes de deitar faça alguns
movimentos tranquilos de alongamento. Ao liberar adrenalina, o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões,
dores musculares e problemas ortopédicos.