O segredo para ser um treinador de sucesso no Futebol

1328
O segredo para ser um treinador de sucesso no esporte mais popular do mundo

O segredo para ser um treinador de sucesso no esporte mais popular do mundo

As regras são simples e fáceis de entender. Para jogar, basta um campo delimitado com quatro linhas e uma bola. O chute é um movimento praticamente instintivo. Assim, o futebol sobreviveu ao tempo e é hoje, uma paixão mundial. Faz sucesso desde os times de várzea, de campeonatos amadores, até as grandes (e milionárias) ligas do futebol profissional. Se tornou um negócio muito lucrativo e complexo. Neste cenário, surge uma figura imprescindível para o êxito de uma equipe: o treinador.

O segredo para ser um treinador de sucesso no esporte mais popular do mundo

É como se fosse o maestro de uma orquestra. Ele precisa ter uma visão global e estratégica para colocar todos os jogadores em harmonia dentro de campo. Todos dançando conforme a música. E muito mais: é ele quem coordena, lidera, ensina, gerencia e motiva o time. Também tem que estar preparado para as críticas após as derrotas. Precisa ser próximo e ter amizade com os jogadores sem deixar de exercer sua autoridade sobre a equipe.

Tite (Adenor Leonardo Bachi), Joachim Löw, José Mourinho, Zinedine Zidane e Luis Enrique são alguns exemplos de treinadores de sucesso. Mas com personalidades e características tão diferentes, o que faz estes treinadores tão fortes e competentes. Qual é o segredo deles? Primeiro, o conhecimento de técnica e táticas são fundamentais. Depois, a competência metodológica, que é a capacidade de transmitr seus conhecimentos. Não basta ter muita experiência e bagagem e não saber se comunicar bem com o time. Mas é possível desenvolver essas habilidades com treinos psicológicos.

Além disso, saber dominar situações difíceis com diplomacia e firmeza é cada vez mais importante neste trabalho. Outro ponto importante é o “eu” interior, ou seja, a sua personalidade. Muitas vezes, são características marcantes e, a princípio, mais difíceis de mudar. Mas, sempre com ajuda psicológica e treinos mentais se pode espelhar as situações para que o treinador veja suas deficiências com mais clareza.

Hoje em dia, manter uma boa rede social é fundamental para um treinador no âmbito profissional. Ele também deve estar preparado para lidar com jornalistas e os meios de comunicação em geral. É necessário saber apresentar bem a equipe e falar sobre o seu trabalho. Além de ter argumentos para explicar as suas decisões. É a arte do treinador tirar o máximo proveito e mostrar através da mídia seus conhecimentos e sua competência, não só profissional mas também social.

Um bom treinador tem que dominar muito mais do que o treinamento de futebol clássico. Uma boa equipe ajuda no crescimento e no sucesso de um treinador. Mas, muitas vezes, os times de base são uma grande oportunidade para que o treinador e a equipe cresçam juntos. Um grande exemplo vem da Alemanha, com Thomas Tuchel que fez um nome nas categorias de bases com jovens e hoje treina um dos maiores clubes de futebol, o Paris St. German. Tuchel não tinha somente um objetivo claro, mas também estava focado em sempre melhorar.

Muito importante é: ter um objetivo claro, ser meticuloso, estar sempre atento à metodologia e à forma como compartilha seus conhecimentos. Um bom treinador não deve se contentar com pouco e deve estar sempre focado no que quer alcançar, mostrar grandeza em sua personalidade para que os jogadores possam vê-lo com respeito e como um modelo de competência e confiança. Uma sólida formação é muito importante, mas, no final, cabe ao próprio treinador lidar com o conhecimento adquirido e sua experiência no dia-a-dia.