Seleções masculina e feminina – maior crescimento global entre as seleções de futebol nas redes sociais

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Após os maiores torneios de seleções de 2019, o IBOPE Repucom atualiza seu levantamento sobre o alcance digital das seleções de futebol e destaca o crescimento das bases digitais de Brasil, França, Argentina, Portugal e Inglaterra. As cinco seleções somaram, juntas desde abril, mais de 4 milhões de inscritos, o que representa mais de 50% do crescimento global entre as seleções de futebol nas redes sociais.

  • Seleção brasileira registra o maior crescimento e amplia vantagem na liderança global;
  • França mantém ritmo de crescimento e alcança o segundo maior resultado no período;
  • Argentina obtém terceiro maior crescimento e ultrapassa os 11 milhões de seguidores;
  • Quarto lugar em crescimento fica com Portugal, atual campeão da Nations League;
  • Inglaterra fecha o TOP5 crescimentos ao somar mais de meio milhão de inscritos;
  • Instagram é responsável por 70% das novas inscrições nos perfis das seleções.

O desempenho das seleções brasileiras de futebol tanto na Copa do Mundo Feminina quanto na Copa América impulsionou o crescimento de 1,3 milhão de inscritos nas contas oficiais da CBF. Tal feito levou a CBF a ultrapassar a marca inédita de 23 milhões de inscritos, além de ampliar a vantagem na liderança em relação ao México, segundo colocado, em mais de 2,7 milhões de seguidores.

Assim como em todas as seleções, o Instagram foi o principal motor de crescimento da CBF no período, com participação de 70% nas novas inscrições e liderando em volume de novos seguidores nesta plataforma. Importante ressaltar também o desenvolvimento da ‘CBF TV’, que foi o canal entre as seleções que mais cresceu no período, tanto em volume (cerca de 180 novos inscritos) quanto em variação (+33%), diminuindo a diferença para os canais das seleções da França e Inglaterra, donas dos maiores canais de seleções no YouTube com mais de 1 milhão de assinantes cada.

O título mundial de 2018 da França continua a gerar alto interesse pela federação francesa de futebol. Desde o último levantamento, foram mais de 830 mil novos inscritos, o segundo maior crescimento no período, ultrapassando os 18 milhões de seguidores. A seleção francesa liderou o crescimento no Twitter e obteve o segundo maior crescimento no Instagram, plataformas que concentram 87% dos novos inscritos nas contas oficiais da seleção francesa.

A Argentina, adversária do Brasil nas semifinais da Copa América deste ano, registrou o terceiro maior crescimento global ao agregar mais de 760 mil inscritos às contas oficiais da A.F.A. (Asociación del Fútbol Argentino). Portugal, atual campeão da UEFA Nations League, registrou o quarto maior crescimento global no período e a maior variação de crescimento (+9%) entre as 10 seleções melhores ranqueadas. A posição no ranking e os desempenhos de Portugal poderiam ser ainda melhores caso a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) divulgasse o volume de inscritos de seu canal oficial no YouTube.

A seleção inglesa de futebol (F.A. – The Football Association) ficou com o quinto maior crescimento do período ao somar mais de meio milhão de seguidores. O Peru, finalista da Copa América de 2019 aparece na sequência como o sexto melhor desempenho ao somar mais de 380 mil inscritos. Já a Alemanha não parece ter resgatado o interesse na seleção nacional desde o último mundial. Com 97 mil novos inscritos a confederação alemã obteve apenas o 16º maior crescimento, o pior entre as dez maiores seleções do ranking e atrás de seleções como Turquia e Argélia.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, complementa: “O alto desempenho e a grandeza das conquistas das seleções de futebol são imediatamente convertidos em aumento de interesse dos torcedores e eleva o engajamento e a busca de mais conteúdo pelos atuais e novos seguidores. O desafio para as federações é atender à esta demanda com a oferta de conteúdos exclusivos e de qualidade, focando na criatividade e explorando experiências de hospitalidade com os fãs, mantendo um território atrativo aos patrocinadores e relevante para os fãs ao longo de toda a temporada”.

Confira o levantamento atual abaixo:

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