Ouvir Pausar

Sete plantas para refrescar a casa durante os dias quentes de verão

Algumas espécies são grandes aliadas em tornar o ambiente mais puro e agradável durante a estação mais quente do ano

Sete plantas para refrescar a casa durante os dias quentes de verão
Foto : Reprodução

Muito além do apelo estético, as plantas desempenham um papel primordial em trazer cor e vida aos ambientes, enquanto filtram as impurezas do ar durante todo o ano. Especialmente no verão, ter um “respiro verde” no lar é fundamental para garantir uma atmosfera mais agradável e refrescante.

Algumas espécies são ideais para tornar a casa mais arejada e afastar o calor nos dias mais quentes do ano. A estação ensolarada pode deixar as suas flores e temperos ainda mais lindos e saudáveis, afinal, muitos deles precisam de bastante luz do sol para se desenvolver bem.


As plantas ajudam na refrigeração de locais quentes por meio da transpiração e da sombra produzida. Além disso, a constante troca de gás carbônico por oxigênio feita pelas plantas ajuda na limpeza do ar, pois contribui para a remoção de partículas químicas da atmosfera.

Para isso, basta apostar em algumas dicas de paisagismo e encher a casa com as espécies ideais. Confira uma seleção de plantas incríveis para tornar os ambientes mais saudáveis, frescos e ainda mais bonitos.

Lírio-da-paz

Conhecido por trazer bons fluidos, pode absorver os poluentes do ambiente, sendo ótimo para quem vive em grandes cidades. Esta espécie não gosta de exposição direta ao sol e pode ser uma boa pedida para ambientes sombreados.

Samambaia

Presença confirmada em boa parte dos lares brasileiros, as samambaias também integram a lista de plantas para trazer frescor ao lar. Elas umidificam os ambientes e agem como um excelente filtro de ar, removendo até 1860 toxinas por hora, como formaldeído e xileno. Além de proporcionar calma e relaxamento.

Jiboia

Além de purificar as impurezas do ar, é uma ótima alternativa para trazer frescor e leveza aos ambientes. A espécie é fácil de cuidar e pode ficar tanto em vasos no chão, quanto em pendentes.

Antúrio

A espécie sempre faz parte da lista de recomendação dos especialistas. O antúrio reforça a sensação de frescor e ajuda a melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Com folhas brilhantes e coloridas, estas plantas também podem trazer um toque especial para a decoração.

Azaleia

Além de embelezar o ambiente com suas flores coloridas, essa planta de origem chinesa ajuda a remover o formol do ar — elemento que pode ser prejudicial à saúde e é bastante aplicado em móveis de madeira.

Philodendron

Além da notável beleza, as folhagens robustas da espécie colaboram com a manutenção da umidade do ar e com o equilíbrio da temperatura dos ambientes. No entanto, pessoas que têm animais de estimação em casa precisam ter um cuidado especial. Isso porque algumas espécies deste gênero são tóxicas.

Columéia

A espécie também traz leveza e ventilação aos ambientes. Assim como outras plantas pendentes, em geral, que reforçam a sensação de frescor pois ficam em uma altura mais próxima a nossa respiração.

Informações: Metropoles


Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia