Silêncio, hoje precisamos de mais silêncio

grass-1867800_960_720

A vida às vezes parece que dá uma acelerada inútil, uma correria sem fim, de um lado para o outro, cruzando a cidade em reuniões nem sempre bem sucedidas, muito barulho, tanta gente falando ao mesmo tempo, com prazos que precisam ser cumpridos, perguntas que aguardam respostas rápidas…

É tanta coisa ao mesmo tempo que você sente que está  perdendo o controle da sua agenda, da sua vida.

Então, finalmente o dia termina e você volta para o aconchego do seu lar. Sabe o que faço? Fico quietinha, preciso de um tempo para respirar profundamente, colocar os pensamentos em ordem, desacelerar, descansar.

Aproveito para rever como foi o dia e ultimamente tenho pensado também nas coisas que falei, nas palavras que usei e confesso que às vezes fico descontente com a avaliação.

O problema é que uma vez jogada no mundo, as frases e palavras não podem ser apagadas nem corrigidas, por isso é preciso pensar muito antes de falar, ser prudente.

Sem dúvida nenhuma às vezes o silêncio é a melhor resposta, já aprendi que quando estou nervosa é melhor ficar sem falar, me trancar num quarto e contar até 1 milhão, essa atitude pode salvar relações comerciais, amizades, casamentos e até questões diplomáticas.

Passamos por momentos difíceis no mundo, pisamos em ovos e precisamos ser cuidadosos para não criar intrigas, fofocas e guerras desnecessárias.

Você já deve ter visto pessoas que ficaram sem se falar por causa de mal entendidos, é a história do telefone sem fio que vai passando a mensagem conforme o que deduziu… numa dinâmica de grupo fica engraçado mas na vida real vira uma catástrofe.

Por isso é bom checar as fontes, confirmar o que ouviu e evitar passar notícias ou informações sem procedência, é assim que as fake news se disseminam, é dessa forma que querendo ajudar você posta a foto de uma criança desaparecida que já foi encontrada há anos, é assim que repassamos notícias falsas que se transformam numa bola de neve.

Hoje precisamos de  mais silêncio, mais reflexão e introspecção.

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se revela.” Albert Einstein

“Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.” Arthur Schopenhauer

Por Lilian schiavo