STAR WARS- Uma historia que transpassa gerações

star-wars-1084773_1280

Por Pâmela Gonçalves

Há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante… Irmãos gêmeos eram separados no nascimento. Viagens espaciais e interações entre raças. O treinamento de técnicas Jedi para vingar a morte do pai. Não era possível imaginar o quanto aquela história ganharia o mundo.

Uma das frases mais conhecidas do universo geek é “May the force be with you!” (Que a força esteja com você). Com o tempo um trocadilho foi criado graças a fonética das palavras e assim nascia o Dia Star Wars, comemorado em 4 de maio (May the 4th).

Lançado em 1977, o filme de George Lucas revolucionava o cinema trazendo efeitos especiais e um novo mundo a ser descoberto. A história de vingança e ódio ganhava as telas e os corações de jovens. Éramos então apresentados a Luke e Leia, irmãos separados no nascimento, que se juntam ao mercenário Han Solo contra o maligno Império.

E foi ali naquele cenário que conhecemos o maior vilão de todos os tempos, Darth Vader. O sucesso foi tanto que em seis anos eles lançaram três filmes. As duas sequências mostravam o desenrolar daquela história, revelações eram feitas a cada instante do filme. Personagens marcantes eram apresentados, casais icônicos se formavam e frases foram gravadas para sempre na memória de quem acompanhava. Quem nunca ouviu a declaração de Darth Vader ao dizer: “Luke, I’m your father”?

A primeira trilogia chegou ao fim mostrando ao público o tão esperado duelo entre pai e filho. Mas as pessoas queriam mais, e George Lucas sabia disso. Passaram-se vinte anos e uma segunda trilogia foi anunciada. Desta vez iriamos saber como um garoto de bom coração acabou se transformando no maior vilão da história. Personagens que até então apenas tinham sido citados, ganhavam vida.

Em 1977 quando o primeiro filme foi lançado o crítico Roger Ebert, do The Chicago Sun Times escreveu: “Star Wars é um conto de fadas, uma fantasia, uma lenda, que encontra suas raízes nas ficções mais populares. O robô dourado, o piloto espacial com rosto de leão e o pequeno computador inseguro com rodas poderiam ser substituídos pelo Homem de Lata, o Leão Covarde e o Espantalho de O Mágico de Oz (…). Star Wars bate nas fantasias pulp enterradas em nossas memórias, e por fazer isso de forma tão brilhante, reativa antigas emoções, medos e exaltações que pensávamos ter deixado para trás”.

Um universo tão grande como aquele não caberia apenas nas telas, então o universo expandido virou obsessão entre os fãs. Nele entrava tudo que era oficialmente da série e não fora mostrado nos filmes. E com isso surgiram livros, HQs, videogames, jogos de tabuleiro, brinquedos, séries de Tv e tantas outras formas de nos levar a viajar com eles. O material englobava acontecimentos de 30 mil anos antes do primeiro filme até 130 anos depois do último. Pensando nos filmes podemos ver a história por um outro ângulo através de desenhos animados. Com a crescente busca por games, foram lançados mais de 120 títulos.

Todos os produtos tinham que passar pelo produtor George Lucas, para ter sua aprovação, uma vez que ele era o dono de todos os direitos sobre a franquia. Foi através deles que descobrimos a árvore genealógica Solo Skywalker. Mulheres, maridos e filhos foram apresentados. Com todos os produtos no mercado, a saga Star Wars se tornou a mais lucrativa da história, segundo o site Coruscant Daily.

A Lucasfilm estima ter lucrado mais de 30 bilhões de dólares com a franquia. Mas todo aquele império estava caindo por terra, em outubro de 2012 a Disney anunciou a compra da Lucasfilm. George Lucas vendia todo seu império por 4 bilhões de Dólares. Entre as aquisições a Disney agora detinha os direitos sobre todo o grupo. Na época do acordo o cineasta disse: “Sempre achei que Star Wars viveria além de mim, e eu penso que é importante montar a transição enquanto eu estou vivo. O alcance da Disney vai dar à Lucasfilm a oportunidade de trilhar novos caminhos em cinema, TV, produtos interativos, parques temáticos, produtos ao vivo e outros direto ao consumidor”.

Foi em 2015 que os rumores de uma nova trilogia se tornaram realidade, em 2015 a Disney lançou Star Wars Episódio 7- O despertar da força. O filme trazia novamente personagens cativantes e marcantes para história, em um enredo onde os Jedi não mais existiam. Para o público mais jovem esse foi um grande marco, poderiam ver pela primeira vez no cinema e para outros era uma nova chance para conhecerem aquele universo.

Em 2016 e em 2018 a produtora investiu em histórias do universo expandido com os filmes Rogue One- Uma história Star Wars e Solo. Mas devido a baixa audiência os produtores preferiam dar uma pausa nos filmes paralelos.

Cumprindo com a ideia de uma nova trilogia, Star Wars- Episódio 8- Os últimos Jedi, foi lançado em 2017 iniciando o desfecho da história que começou em 1977. Esse ano em dezembro teremos o encerramento da trilogia. O filme também marcará a despedida da nossa tão amada Princesa Leia, a atriz Carrie Fisher que faleceu em 2016. Diretores e atores afirmam que o Episódio 9 irá homenageá-la de alguma maneira.

Recentemente no dia 30 de abril o ator Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca em cinco filmes das franquias Star Wars faleceu. Diversos colegas de elenco fizeram homenagens a ele, dentre eles Harrison Ford, que deu vida a Han Solo, amigo inseparável de Chewie (como Chewbacca era conhecido).

“Peter Mayhew era um homem bondoso e gentil, que tinha uma grande dignidade e um caráter nobre. Esses aspectos de sua própria personalidade, além de sua inteligência e graça, ele trouxe para o Chewbacca. Nós fomos parceiros em filmes e amigos na vida por mais de 30 anos, e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe grande prazer ao público de Star Wars. Chewbacca foi uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante os fãs da franquia eram para o sucesso contínuo e se dedicou a eles. Eu e milhões de outros nunca nos esqueceremos do Peter e do que ele deu a nós todos. Meus pensamentos estão com sua querida esposa Angie e seus filhos. Descanse em paz, meu querido amigo.”

E para todos os fãs que aguardam ansiosos pelo tão esperado desfecho, que a força esteja com vocês!

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider