Tarefas doméstica: uma responsabilidade de toda a família

casal

O mundo evoluiu e as pessoas também. Mas essa frase nem sempre pode ser afirmada com precisão. Nos afazeres domésticos, em muitas residências, as mulheres continuam sendo as únicas a arcarem com tudo, enquanto os homens não costumam auxiliar e nem oferecer ajuda para suas companheiras.

Isso vale também para casais com filhos, já que o pai nem sempre oferece auxílio para cuidar das crianças. Mas isso depende somente de você, leitora. Não adianta ficar triste e chateada com a situação se não tomar nenhuma atitude para reverter esse quadro.

Por isso, separamos algumas dicas para você melhorar essa situação e até o relacionamento com seu marido. Se os dois se unirem para realizarem as tarefas, todos saem ganhando, inclusive a relação como casal.

Diálogo
Você está lá cozinhando, lavando a louça e seu marido sentado no sofá assistindo televisão bem tranquilo. Enquanto isso fica pensando em como seria melhor se ele te ajudasse?! Assim você até terminaria antes e vocês poderiam passar mais tempo juntos. Mas vocês já conversaram sobre isso? Já expôs a ele o quanto você está cansada de ter que cuidar de toda a casa sozinha?

É hora de colocar as cartas na mesa e dividir as tarefas. É hora de dizer que não está satisfeita com a situação e escute o que ele vai argumentar sobre isso. Pode ser que com uma simples conversa ele tire a bunda do sofá e comece a te ajudar e o problema está resolvido em poucos minutos. Caso não, é hora de ser mais incisiva e começar a dividir as tarefas, delegar responsabilidades para ele.

Filhos
Se você tem filhos, é outra situação em que o pai tem a obrigação de te ajudar. Claro que ele não tem como amamentar a criança, mas pode tranquilamente fazer o bebê dormir, trocar as fraldas e as roupas da criança, ajudar com o dever de casa, buscar na escola…

Algumas mulheres acham que precisam ficar mais tempo com os filhos e pensam que só elas sabem cuidar dele. Mas não é o correto. Você pode fazer de um jeito e seu marido de outro e as duas formas estarem certas.

Seu marido precisa aprender como fazer direito, não como fazer da mesma forma que você. Então não tenha medo de conversar sobre isso também e pedir para ele te ajudar mais. Não estamos falando aqui da criação de cada criança e sim dos afazeres básicos e dos cuidados que toda criança precisa. Limpar a fralda não é obrigação da mãe. É uma obrigação do casal e qualquer um dos dois pode fazer.

E se vocês possuem filhos maiores, também precisam inseri-los aos poucos na rotina da casa e delegarem tarefas como arrumar a própria cama, guardar as roupas no armário!