Triatleta transplantada no HCor será destaque do país na Olimpíada de Transplantados em Londres

tranplante-de-coração-3

A triatleta transplantada, Patrícia Fonseca, participará do 2019 Summer World Transplant Games (Olimpíada dos Transplantados), que acontecerá entre 17 e 24 de agosto, em Newcastle, no Reino Unido. É a segunda vez que a atleta participa desse tipo de competição. A primeira Olimpíada foi em 2017, na cidade de Málaga, na Espanha. Patrícia foi a primeira transplantada de coração a terminar a sequência do triatlon na história da Olímpiada e, também, a primeira brasileira transplantada a participar do evento.

Em agosto do ano passado, Patrícia participou dos Jogos Panamericanos para Transplantados Transplant Games of America, em Salt Lake City nos Estados Unidos e também da 9ª edição dos Jogos Latinoamericanos para Transplantados, que aconteceu na cidade de Salta, na Argentina no final de 2018. As competições renderam 7 medalhas para Patrícia, sendo 4 em Salt Lake City (dois ouros: triatlon e corrida e duas pratas: ciclismo e natação) e 3 em Salta (um ouro: natação e duas pratas: triatlon e revezamento/natação).

“Pretendo mostrar que um transplantado pode competir em alto nível e celebrar essa segunda chance de vida que pulsa dentro de mim. Temos treinado bastante já com a experiência de duas competições em que fomos campeões (Campeã Americana de Triatlon e Campeã Latino Americana de Natação). Confesso que a minha maior medalha está sempre na largada e não na chegada. Poder participar com saúde, correr, nadar, pedalar e ver meu corpo em movimento, esse é o meu grande troféu. A cada prova eu tenho a certeza que não existem limites para a realização dos nossos sonhos”, celebra Patrícia.

Patrícia vem treinando diariamente, focando as provas de alto nível que irá participar, que são corrida de rua, natação e ciclismo. Para isso, conta com a supervisão dos fisioterapeutas do HCor, Lucas Thiago Sampaio Pereira e Reginaldo Ceolin, que estarão com ela nesta Olimpíada de Newcastle. Com a supervisão de médicos e fisioterapeutas, Patrícia intensificou os exercícios. “A recuperação foi tão surpreendente que Patrícia virou uma triatleta. Além de correr, ela nada e pedala com intensidade”, orgulha-se o cardiologista Carlos Hossri, coordenador do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar do HCor.

Calendário de provas (Patrícia): World Transplant Games

18 – Corrida 5k (Triatlon).

19 – Ciclismo 10k contrarrelógio (Triatlon) e prova de ciclismo equipe de 20k.

20 – Revezamento freestyle na natação 4 x 50m.

21 – Prova de 400m na natação (Triatlon) e revezamento medley 4 x 50m na natação.

22 – Prova de revezamento 4 x 100m, no atletismo.

Por Rita Nogueira

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider