Triatleta transplantada será destaque na Olimpíada de Transplantados

olimpíada de transplantado

Triatleta transplantada será destaque na Olimpíada de Transplantados

Triatleta transplantada será destaque na Olimpíada de Transplantados. A triatleta transplantada, Patrícia Fonseca, participará do 2019 Summer World Transplant Games (Olimpíada dos Transplantados), que acontecerá entre 17 e 24 de agosto, em Newcastle, no Reino Unido.

É a segunda vez que a atleta participa desse tipo de competição. A primeira Olimpíada foi em 2017, na cidade de Málaga, na Espanha. Patrícia foi a primeira transplantada de coração a terminar a sequência do triatlon na história da Olímpiada e, também, a primeira brasileira transplantada a participar do evento.

Em agosto do ano passado, Patrícia participou dos Jogos Panamericanos para Transplantados Transplant Games of America, em Salt Lake City nos Estados Unidos e também da 9ª edição dos Jogos Latino-americanos para Transplantados, que aconteceu na cidade de Salta, na Argentina no final de 2018. As competições renderam 7 medalhas para Patrícia, sendo 4 em Salt Lake City (dois ouros: triathlon e corrida e duas pratas: ciclismo e natação) e 3 em Salta (um ouro: natação e duas pratas: triathlon e revezamento/natação).

“Pretendo mostrar que um transplantado pode competir em alto nível e celebrar essa segunda chance de vida que pulsa dentro de mim. Temos treinado bastante já com a experiência de duas competições em que fomos campeões (Campeã Americana de Triatlon e Campeã Latino Americana de Natação). Confesso que a minha maior medalha está sempre na largada e não na chegada. Poder participar com saúde, correr, nadar, pedalar e ver meu corpo em movimento, esse é o meu grande troféu. A cada prova eu tenho a certeza que não existem limites para a realização dos nossos sonhos”, celebra Patrícia.

Patrícia vem treinando diariamente, focando as provas de alto nível que irá participar, que são corrida de rua, natação e ciclismo. Para isso, conta com a supervisão dos fisioterapeutas do HCor, Lucas Thiago Sampaio Pereira e Reginaldo Ceolin, que estarão com ela nesta Olimpíada de Newcastle. Com a supervisão de médicos e fisioterapeutas, Patrícia intensificou os exercícios. “A recuperação foi tão surpreendente que Patrícia virou uma triatleta. Além de correr, ela nada e pedala com intensidade”, orgulha-se o cardiologista Carlos Hossri, coordenador do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar do HCor.

Calendário de provas (Patrícia): World Transplant Games

18 – Corrida 5k (Triatlon).

19 – Ciclismo 10k contrarrelógio (Triatlon) e prova de ciclismo equipe de 20k.

20 – Revezamento freestyle na natação 4 x 50m.

21 – Prova de 400m na natação (Triatlon) e revezamento medley 4 x 50m na natação.

22 – Prova de revezamento 4 x 100m, no atletismo.

Por Rita Nogueira

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts