Usar óculos não te impede de ser um atleta

óculos e corrida

Usar óculos não te impede de ser um atleta

Corrida, pedal, academia… os comprometidos de plantão não abrem mão de seguir o treino à risca. Agora, de enxergar tudo o que está acontecendo e se beneficiar disso, é outra história

Um estudo indicou que dos atletas que usam óculos, apenas 30% seguem com eles durante a prática de exercícios, enquanto aqueles que são adeptos das lentes de contato, 94% continuam com elas nas mesmas condições.

Para alertar os brasileiros sobre os benefícios que a correção visual durante as atividades proporciona, separamos três esportes incríveis que são muito mais proveitosos quando enxergamos tudo. Dá uma olhada!

ACROYOGA

A modalidade mistura técnicas da yoga e acrobacias. Praticada em dupla – a base e o voador, o exercício propõe que quem está em cima mude de posturas sem precisar colocar os pés no chão.

Para que flua de forma prazerosa, é necessário haver muita confiança entre os colegas, além de liberdade de movimento.

“Apesar de pouco contato e de ser um exercício mais tranquilo, é indiscutível que praticar acroyoga usando óculos é inviável”, comenta a especialista Thais Packer. “Entre os principais pontos de atenção, estão as quedas.

No caso de estar usando óculos, cair com o aparato no rosto pode provocar acidentes graves.

Ao mesmo tempo, não corrigir a visão também pode aumentar o risco de cair e acabar com o objetivo da atividade”.

FITDANCE

Trata-se de uma atividade física disfarçada pela diversão que as coreografias proporcionam.

A especialista conta que “por exigir que o indivíduo se movimente com destreza e rapidez, os óculos acabam não sendo a forma de correção mais adequada”.

Ao mesmo tempo, deixar a necessidade de lado e arriscar “mexer as cadeiras” sem nitidez pode provocar aquele mico!

“Todo esforço que o fitdance exige pode fazer com que óculos fique caindo do rosto, o que acaba sendo extremamente incômodo e nada prático.

Além disso, o suor e a respiração ofegante podem embaçar e engordurar a lente, comprometendo a desenvoltura do praticante”, explica.

CROSSFIT

Criado na década de 90, a atividade mistura exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade.

Em função disso, é comum ver os praticantes se dividindo entre corridas, levantamento de pneu e escalada de corda, o que não combina nada com armações de metais e lentes de vidro no rosto.

“O crossfit não é necessariamente um esporte de contato, porém usar os óculos pode ser tão perigoso quanto lutar judô com eles, já que se usa bola, peso e há constante movimentação de todo o corpo”, reforça a especialista.

“Além dos mesmos problemas que o praticante pode enfrentar nos demais esportes como cair do rosto, embaçar e sujar, é preciso se atentar também aos problemas que o não uso da correção oferece.”, explica.

“Principalmente para os graus mais altos de miopia e astigmatismo, não corrigir pode causar graves acidentes com pesos e exercícios, inclusive com outros praticantes, já que esses problemas afetam a nitidez da visão e noção de profundidade.

Definitivamente não combinam com pesos, saltos e circuitos”.

Lentes de Contato

Embora pareça desafiador, praticar atividades físicas variadas não deve ser um problema para quem tem necessidade de corrigir erros refrativos como a miopia, astigmatismo, hipermetropia e até a presbiopia – que acomete os idosos.

“Com o uso de lentes de contato, o paciente tem toda a liberdade, segurança e conforto que precisa para praticar esportes e ainda se desafiar cada vez mais.

Ao contrário dos óculos, as lentes não oferecem riscos de acidentes.

Na verdade, ajuda a prevení-los já que garantem uma imagem super nítida”, explica a oftalmologista.

Assim como o tempo não é uma barreira para os esportistas de plantão, a correção visual também não deve ser.

Por Redação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts