Vitamina D

52

Hoje em dia tem se falado muito da vitamina D , mas poucas pessoas sabem qual a sua real importância para a saúde e o que sua deficiência pode causar no nosso organismo .

Diferente das outras vitaminas, ela funciona como um hormônio já que é produzida a partir do colesterol,quando a pele é exposta aos raios ultravioletas da luz solar, convertendo assim o colesterol em vitamina D.

Ela pode ser encontrada em alguns alimentos como por exemplo, nos peixes , ovos e produtos lácteos, no entanto a quantidade disponível é  muito pequena para nossa necessidade . Portanto , o ideal seria tomar sol com regularidade no fim da manhã ou começo da tarde, coisa que a maioria de nós não faz , já que passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados , fazendo com que a deficiência de vitamina seja muito comum. Além disso , ter a pele escura , estar com sobrepeso e obesidade, viver em regiões que há pouco sol durante o ano , sempre usar protetor solar quando sai, podem aumentar essa deficiência .

A maioria das pessoas não percebem essa deficiência , já que os sintomas não são muito imperceptíveis . Fique atento a alguns deles : Ficar doente com freqüência , fadiga e cansaço , dor nas costas , depressão, dificuldades de cicatrização, perda óssea , queda de cabelo e dores musculares .

Portanto , se você desconfia que tem alguma deficiência é importante falar com seu medico e solicitar exames para avaliar os níveis sanguineos . Corrigir essa deficiência , não é difícil , basta se expor ao sol entre as 10:00 e 15:00 , ou se não conseguir , suplementar !