Você sabe o que é Síndrome do Ninho vazio?

280

Síndrome do Ninho Vazio? O que é isso? A solidão física ou mental que atinge os pais, ou tutores, quando os filhos(as) deixam seus lares por várias circunstâncias, como aprovação em um vestibular, casamento, intercâmbio, entre outros fatores.

Independentemente de ser homem ou mulher, ter ou não emprego, ou algum outro interesse fora da família, essa etapa evolutiva faz com que os pais se sintam profundamente abatidos, gerando problemas físicos e emocionais.

Tristeza, vazio, sensação de inutilidade, incapacidade de concentração, fadiga, preocupação excessiva e até sentimento de culpa quando a relação entre pais e filhos é tensa. São os sintomas mais frequentes e variam de pessoa para pessoa, dependendo de sua personalidade, do estado emocional e até do grau de relacionamento que mantinha com aquele que deixou o lar.

É uma fase difícil até mesmo para alguns pais que se sentem satisfeitos por terem cumprido seus papéis para a independência dos filhos. A saída dos filhos de casa é um processo natural e deve ser encarado como um recomeço, tanto para os filhos, que sairão em busca de novos desafios e experiências, como para os pais, com um novo conceito de vida e de novas perspectivas.

Renovação

Temos que renovar nossos planos de vida, tanto individuais quanto matrimoniais, enxergar nessa situação que, em princípio, parece negativa, a oportunidade de dedicarmos mais tempo e energia a nós mesmos, em busca de novas experiências e satisfação pessoal.

Como disse o psicanalista, Rubem Alves, “é chegado então o tempo de recolher nossas asas. Aprender a abraçar a distância, comemorar vitórias das quais não participamos diretamente, apoiar decisões que caminham para longe. Isso é amor.”