Bem-Estar

Como o coach de casamento auxilia casais

Especialista explica o coach dessa área ajuda a transformar a comemoração do casamento em algo mais agradável para o casal

Como o coach de casamento auxilia casais
Como o coach de casamento auxilia casais

Muitos já descobriram que contar com a ajuda de um coaching para várias áreas da vida é uma das melhores soluções atuais – não é a toa que essa é uma das profissões mais crescentes no mercado. Porém, não são todos que conhecem o coach atuante no casamento, que tem o objetivo de tornar esse processo mais prazeroso para os noivos.

O coach não é um psicólogo nem um terapeuta de casais, ele é um profissional que faz com que o coachee (cliente) faça sua própria autoanálise e tenha um maior autoconhecimento, ou seja, busque em si mesmo as próprias estratégias para chegar aos resultados desejados.

Um dos serviços de coaching que mais crescem é o do casamento, isso acontece porque, cada vez mais a tarefa de promover uma festa se torna uma escolha cheia de responsabilidades e de pequenos detalhes. E, quando se trata de um casamento, ele traz consigo uma mudança de vida, a escolha de construir uma família, e esse momento, para eles, tem que ser perfeito. Muitas vezes acontece de a noiva não conseguir lidar com tanta pressão e mudança envolvida: daí o trabalho do coach. Ele auxilia os noivos a não transformar o casamento num bicho de sete cabeças e ajuda a colocar os ‘pingos nos is’ de forma concreta e objetiva.

A especialista comenta que o coach pode ajudar um casal de noivos (ou a noiva) a conduzir “melhor” o processo do seu casamento, desde o momento que envolve a escolha de todos os preparativos. O que acontece muitas vezes quando estamos diante de situações tão importantes em nossas vidas é sermos submetidos a um estresse que muitas vezes nos tira a clareza de nossas escolhas, ações e consciência, e o coach ajuda nesse aspecto, fazendo com que o coachee enxergue o melhor caminho e solução para cada caso.

É comum encontrar casais que investiram muito dinheiro – e emocional – no seu casamento, mas que não conseguiram aproveitar a festa, que, além de única, deve oferecer diversão, realização e contentamento tanto para eles quanto para os convidados. Para evitar esse problema, existem algumas atitudes que podem ser tomadas pela noiva, ou pelo casal, para evitar que o estresse tome conta do ambiente.

É preciso atentar-se para as reações emocionais: veja se elas estão ‘ajustadas’. Exagero, em qualquer sentido, é necessidade de pedir ajuda. Outra dica é procurar bons profissionais e de confiança que ajudem na realização do evento, sempre lembrando que a decisão é da noiva, ela não deve terceirizar isso. Esse é o momento dela. Também vale lembrar que perfeição não existe, portanto, se algo sair planejado, não adianta estressar-se à toa, o ideal é procurar a melhor solução para cada caso.

Por último, mas não menos importante, o momento precisa ser bom para os noivos, e eles precisam estar tranquilos e confiantes para aproveitá-los da melhor maneira. Portanto, se o estresse está difícil de ser controlado, a melhor tática é procurar um coach que ajudará a lidar com a situação.