Ouvir Pausar

5 espécies de plantas aquáticas para cultivar em casa

Algumas dessas plantas são perfeitas para varandas e quintais, já que precisam de sol para crescer

5 espécies de plantas aquáticas para cultivar em casa
Foto : Reprodução

Algumas dessas plantas são perfeitas para varandas e quintais, já que precisam de sol para crescer

Se você não viu, nós já mostramos opções de plantas que são ideais para a varanda. Mas as espécies aquáticas também podem entrar nesta lista, por se adaptarem muito bem às áreas externas da casa, já que a maioria precisa de sol pleno ou meia-sombra para crescer. “Além disso, elas se adaptam melhor em climas mais quentes e úmidos, sempre à beira de lagos ou submersos nos mesmos”, explica o biólogo paisagista Eduardo Hortenciano.

A boa notícia é que algumas dessas plantinhas podem ser cultivadas em vasos. Principalmente, aquelas que possuem caule mais rígido. Para que a composição fique ainda mais bonita, você pode utilizar vasos de vidro. “Nestes casos, é possível decorar com pedras de seixo de rio ou argila expandida no fundo do recipiente”, sugere Fernanda Dagrela, engenheira ambiental e paisagista.

Quais espécies cultivar em casa?

Com a ajuda de Fernanda, selecionamos cinco espécies aquáticas para quem deseja começar a plantar este tipo de vegetal. A dica para mantê-las saudáveis é realizar a adubação líquida uma vez ao mês para garantir a nutrição necessária para seu desenvolvimento. Também é importante trocar a água a cada quatro ou no máximo sete dias para evitar a proliferação de mosquito da dengue e colocar pedacinhos de carvão vegetal para filtrar essa água.

1. Ninfeia

A espécie tem várias cores e agrega beleza a todos os lugares onde floresce. Quando cultivada em pleno sol, produz pequenos frutos com várias sementes, que se espalham pela correnteza. A ninfeia também pode ser plantada em vasos ou lagos artificiais em locais de meia-sombra.

2. Inhame-roxo

Tem grandes folhas com tom arroxeado, pode ser cultivado em substrato bastante encharcado ou na água, em locais de sol pleno e meia-sombra. É uma espécie que necessita de muita luminosidade para que fique com a coloração mais intensa e costuma germinar no final do inverno.

3. Alface d’água
Normalmente, vive em águas rasas, mas se adapta com facilidade a lugares mais profundos, pois vive flutuando. Com bordas arredondadas, a planta pode ser cultivada em vasos ou lagos artificiais em local de sol pleno. Seu uso é muito comum em pequenos aquários ou para enfeitar mesas.
4. Singônio
 
Planta terrestre que também pode ser cultivada em vasos com água em local de sombra. Comum em parques e praças públicas, o singônio cresce rápido e suas folhagens mudam de formato à medida que vão envelhencendo. Ele se desenvolve melhor e lugares quentes e úmidos.
5. Jiboia 
Suas folhas podem ser verde escuras, manchadas de amarelo, de branco ou até mesmo verde claras. Ela é uma espécie terrestre bem resistente e fácil de cuidar, que também pode ser cultivada em vasos com água em local de sombra. Queridinha dos jardineiros iniciantes, ela é superversátil, vivendo bem em áreas internas e externas.

 

Informações: Casa Vogue

 

 

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia