Compartilhar é se importar!
Por Edson Ferreira da Silva
Devemos observar de fato que atualmente as pessoas estão em sintonia com vários sentimentos, seja na alegria ou nas tristeza. De fato, é que a convivência é um dos pilares do progresso na sociedade.
Neste sentido analisando o decorrer do tempo, vislumbramos a ideia de um grupo de pessoas em um mesmo espaço geográfico conceituando este como uma Comunidade, sendo um processo de convivência de culturas e experiências de vida. Na atual conjuntura, este processo conceitual, migra para uma amplitude de práticas comuns, experiências de um gueto na mesma área geográfica, costumes e culturas expoentes para um processo de sobrevivência, aprendizado mutuo, podendo caracterizar por opiniões e reivindicações especificas para coletividade.
O que podemos identificar nas Comunidades é a infinidade de agrupamentos, cada qual com suas características próprias de gêneros, religiosidade e de desenvolvimento cultural. Obviamente não devemos nos abster de que cada
grupo comunitário segue seus princípios e devemos respeitar os espaços, crenças e outros pontos de convivência do ser humano.
A comunidade reflete ainda um olhar de aprendizado ao homem. O ser deve estar interligado a vivência de seus pares sem omitir responsabilidades e contribuir sem qualquer preconceito e irracionalidade.
Somos e estamos em comunidade, seja na família, condomínio, templos, clube, empresa e outros. No entanto está percepção requer observar o próximo com seus costumes, vestimentas, opções de vida e de gênero se corroborar o ódio, perseguição, intolerância, inveja.
O sol, como dizem, nasceu para todos e não deve vc esquecer que em muitas vezes somente vc possui proteção solar, seja com cosmético, guarda sol etc. A sombra está, muitas vezes, nas palavras.
Por tais razões, viver em comunidade é uma experiência salutar de reflexão de vida. Veja e compare essa realidade.
Edison Ferreira da Silva é advogado e administrador hospitalar. Atuante no Serviço Especializado e Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT
www.estudoemfocosaude.com.br –
Canal Youtube EFS
Instagram – EFS
Compartilhar é se importar!
One thought on “A vida em comunidade”
100{cd1bea5bacaf18d63f2613834c965ffdc12ff81d639635183f79bec16d092a66} de acordo….