Compartilhar é se importar!
Por: Redação
Um dia como outro qualquer, acordo e cumpro meu ritual que começa com uma prece de agradecimento pelo novo dia, uma olhada na agenda e no celular, me espreguiço feito um gato e me enfio no chuveiro
Foto: Reprodução
Um dia como outro qualquer, acordo e cumpro meu ritual que começa com uma prece de agradecimento pelo novo dia, uma olhada na agenda e no celular, me espreguiço feito um gato e me enfio no chuveiro.
Pronta para os compromissos do dia!
As reuniões são virtuais, então na hora de escolher o que vestir a preocupação fica da cintura para cima, da cintura para baixo é um conforto só…moletons ou shorts, pantufas ou chinelinhos.
Abro o armário e vejo os sapatos de salto abandonados, esperando o dia de voltar à ativa.
Sem dúvida, aprendemos a simplificar e hoje vivemos a famosa frase do arquiteto Mies van der Rohe “Menos é mais”.
Somos minimalistas, os excessos viraram “over” e ostentar ficou totalmente fora de moda.
Nossa percepção do mundo também mudou e as redes sociais são inundadas por arco-íris, pôr do sol, luas e céus estrelados.
Paisagens bucólicas nos fazem suspirar, fecho os olhos e consigo sentir o cheiro da terra molhada, o ar puro das montanhas ou o barulho das ondas do mar.
Também consigo me imaginar abraçando as pessoas que gosto… e aqui vale contar que ganhei de uma amiga o apelido de urso panda por causa dos meus abraços apertados e um pouco exagerados.
Percebi que as coisas simples foram valorizadas, um café entre amigas regado a deliciosos acessos de risos, um almoço com a família, uma viagem além fronteiras.
Ser simples é uma arte, é mais fácil exacerbar nas cores e nos sentimentos, exagerar, passar do ponto, extrapolar.
E não me refiro somente às artes e arquitetura, é na vida mesmo.
Aparentemente é mais fácil fazer um dramalhão, entender errado e fazer suposições.
Tem gente que gosta de complicar, dar uma volta enorme para chegar no mesmo lugar, reclamar de tudo, se achar o centro do universo…
Viver com simplicidade é ter humildade para reconhecer que errou, é ter disposição para aprender, é evitar ser pernóstico, escutar sem julgar, é ser alguém que sabe dizer as palavras mágicas: por gentileza, obrigada, por favor e desculpe.
Ao simplificar você passa a enxergar com mais clareza, sem desviar a atenção do foco principal, o que te faz atingir seus objetivos mais rapidamente.
Na Bíblia, vários versículos retratam a pessoa simples como desprovida de arrogância, sem preconceitos, com um coração humilde , uma pessoa feliz, bondosa, paciente e revestida de compaixão.
Nos negócios, simplificar elimina desperdícios de tempo, recursos financeiros e humanos.
Na real, neste mundo digital que vivemos, tenho amigas que sonham com a simplificação, com um botão que ao clicar te permite entrar em todas as plataformas sem precisar baixar programas, colocar passwords.
Quando você simplifica, aprende a não se martirizar com o famoso “e se…”, vive o presente, aprende com o passado e constrói o futuro.
É fácil? Claro que não! Afinal, ao longo da vida fomos acumulando pesos desnecessários que resultam num fardo pesado.
Então, vamos nos livrar dessa bagagem inútil e seguir mais leve e livre.
Concordo com a frase de Leonardo da Vinci:
” A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação. “
Compartilhar é se importar!