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Você sabe o que é intervenção pedagógica?

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Com a pandemia nos últimos anos, o ensino de muitas crianças e jovens brasileiros ficou defasado! Com isso, torna-se importante a reflexão sobre o que é intervenção pedagógica e sua necessidade em paralelo com um banco de questões para professores.

Muitos pais e professores se perguntam o quão impactante foi a pandemia na diminuição do dia a dia escolar desses jovens e quanto isso será refletido nos anos mais a frente! Por isso, é importante você entender a importância de um planejamento de aprendizagem para amenizar o tempo perdido.

Dito isto, veja agora o que é intervenção pedagógica, suas etapas e processos!

O que é intervenção pedagógica?

A intervenção pedagógica é uma alteração no processo de ensino-aprendizagem. Ela acontece quando o professor identifica, durante o ano letivo, alguma dificuldade pelos alunos. 

Ou seja, é uma alternativa de incentivar os alunos a superarem obstáculos na construção do conhecimento. É muito comum que os estudantes aprendam em tempos e de maneiras diferentes

Por isso, o professor deve ter a capacidade de adaptar seus métodos de ensino de forma a garantir que todos os alunos tenham boas oportunidades durante aquele período tão importante no processo de aprendizagem.

As intervenções pedagógicas ajudam para a personalização do ensino. Com isso, favorece também para uma maior retenção de alunos e melhoria dos resultados acadêmicos.

Quando realizar uma intervenção pedagógica?

Como dito anteriormente, a intervenção deve ocorrer quando o professor identifica a dificuldade, buscando evitar que esse problema tome proporções maiores, comprometendo assim o desenvolvimento do aluno.

Cada segmento da educação apresenta desafios próprios que devem ser analisados pelos profissionais da educação. A partir deles, o plano de contingência deve ser específico para cada grau de ensino.

A educação infantil é um dos momentos mais suscetíveis a realização de intervenções pedagógicas, pois é nesse momento da vida pessoal, e acadêmica, que identificar dificuldades de aprendizagem, principalmente no processo de alfabetização, é mais comum.

Nessa faixa de idade, atividades com jogos e brincadeiras podem ajudar a despertar o interesse na aprendizagem. Além disso, o hábito de contar histórias e atividades em grupo estimulam a criatividade e a sociabilidade da criança.

Durante o ensino fundamental e ensino médio, é um período que a intervenção pedagógica tem caráter interdisciplinar e integral, mobilizando a família e a escola para identificar as lacunas de aprendizagem dos alunos.

Confira agora os dois processos principais da intervenção pedagógica.

Diagnóstico

Após analisar a possibilidade de uma dificuldade, o passo seguinte é formalizar que existe necessidade de intervenção pedagógica. A avaliação diagnóstica é indicada em casos de dificuldades de aprendizado, como a leitura, cálculos ou raciocínio lógico.

Realizando este diagnóstico, o professor conseguirá saber quais e quantos estudantes possuem a dificuldade, sobre o que exatamente ela consiste e, a partir daí, elaborar as intervenções necessárias e como melhor aplicá-las.

Já para situações de dificuldades de convivência e mudanças sociais, o diagnóstico pode ser realizado de outras formas. Como por exemplo, levantamento a partir de alta quantidade de brigas ocorridas durante aulas e intervalos, assim como falas de professores.

Planejamento

Com os resultados dos diagnósticos, a próxima etapa é planejar a intervenção. Sua elaboração deverá ser escrita e embasada por estudos e teorias da educação e de outras áreas.

Confira agora as 5 etapas de um bom planejamento de intervenção pedagógica!

1- Apresentação

Essa etapa busca elucidar o problema, que deverá ser analisado a partir do diagnóstico. Assim, essa etapa do processo é a explicação do que está acontecendo e porque é necessário implementar a intervenção.

2- Intervenção pedagógica

São as ações que se pretende realizar para desenvolver o déficit encontrado. Nessa etapa deverão constar as aulas, os conteúdos e os meios como o professor e os outros profissionais planejam interferir para melhorar o quadro.

Em casos de intervenções para elevar os níveis de alfabetização, as ações podem incluir separação da turma por níveis mesclados ou não, implementação de monitoria, rodas de leitura, produção de textos e muitos outros

Entretanto, caso seja um projeto de intervenção para reduzir a violência, é importante serem realizadas palestras sobre violência, jogos cooperativos, debates e outras ações que busquem socializar os estudantes. 

3- Metodologia

A metodologia consiste em quais métodos usados para realizar as ações, além de abranger conceitos teóricos sobre a educação. Como por exemplo, metodologias ativas de ensino para intervenção pedagógica na alfabetização.

Assim como metodologia construtivista para intervenções artísticas e matemáticas. Por fim, ainda podem ser utilizadas metodologias sociológicas para desenvolver intervenções de convivência.

O professor pode escolher pela utilização de mais de uma metodologia, caso sinta necessidade e ache que seja benéfico para o desenvolvimento estudantil.

4- Cronograma

O cronograma é rotineiramente feito em forma de tabela para indicar em quanto tempo o projeto será realizado e quando será colocada em prática cada uma das etapas. A partir de um cronograma bem feito pode ser identificado cada etapa do processo e que momento de aprendizado aqueles estudantes estão ou deveriam estar.

5- Avaliação

Avaliar o avanço e a qualidade de qualquer projeto pedagógico é muito importante. Essa etapa do planejamento não busca avaliar apenas os estudantes, mas todo o trabalho realizado pelo corpo docente.

O mais aconselhável é que se realize avaliações durante o processo, para redirecionar as ações caso seja identificado algum obstáculo. No fim do projeto, é necessário uma avaliação final para mensurar quais resultados foram obtidos.

Conclusão

É evidente que a educação de crianças e jovens é uma tarefa muito importante para os vários professores. Entretanto, é preciso saber quais problemas os diferentes alunos podem estar enfrentando, e ainda mais como é possível ajudá-los.

Portanto, caso sinta a necessidade de uma intervenção pedagógica, não hesite, estude e elabore um bom plano de desenvolvimento para auxiliar aqueles alunos que estão em defasagem aos demais.

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