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A gestão de pessoas eficaz é uma qualidade necessária para qualquer gestor que visa melhorar a comunicação no local de trabalho e preparar os funcionários para o sucesso.
Examinar as habilidades que compõem a gestão de pessoas pode ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes e identificar áreas de melhoria.
Neste artigo, vamos explorar o que é gestão de pessoas desde o processo de recrutamento até os principais pilares que suportam uma gestão de qualidade no local de trabalho.
O que é Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas é definida como um conjunto de práticas que abrange os processos de ponta a ponta de aquisição de talentos, otimização de talentos e retenção de talentos.
Ao mesmo tempo a gestão fornece suporte contínuo para o negócio e orientação aos funcionários de uma organização.
Sendo um subconjunto-chave da gestão de recursos humanos, a gestão de pessoas abrange todos os aspectos de como os indivíduos trabalham, se comportam, se engajam e crescem profissionalmente.
Os sistemas empregados para gerenciar pessoas afetam o funcionamento total da organização e, portanto, precisam ser aderidos como peças dinâmicas, sem perder de vista o quadro geral.
Outras tarefas que apoiam os principais pilares da gestão de pessoas, incluem:
- Marca do empregador
- Recrutamento
- Remuneração
- Gestão de desempenho
- Desenvolvimento organizacional
- Segurança
- Bem-estar
- Benefícios
- Motivação e engajamento dos funcionários
- Comunicação
- Administração
- Treinamento
Juntos, esses aspectos da gestão de pessoas moldam a cultura dentro da organização e levam a uma experiência do funcionário que atrai e retém o talento certo.
Os 5 Cs fundamentais na gestão de pessoas
O termo abrangente, gestão de pessoas, contém cinco componentes principais que podem, juntos, construir efetivamente uma experiência envolvente para os funcionários, otimizando e retendo os melhores talentos.
Criar
Se considerássemos a gestão de pessoas como um sistema de processos lineares, começaria com a aquisição de talentos, isto é, a construção de equipes eficazes.
Conhecer o propósito de cada equipe e de cada membro dentro dela é a chave para o sucesso.
Quando você está criando equipes, é importante escolher as ferramentas certas para isso.
Este processo começa com a escolha das plataformas de recrutamento adequadas, criando uma marca empregadora na qual os candidatos confiam e com a qual desejam trabalhar, fornecendo uma experiência envolvente ao candidato.
Uma vez que você contratou o melhor talento, o próximo passo é treiná-lo e ajudá-lo a evoluir em seus conjuntos de habilidades para atender às necessidades de mudança do negócio.
Investir em seu desenvolvimento também gera mais lealdade e comprometimento.
Compreender
A gestão eficaz de pessoas envolve a compreensão dos indivíduos que compõem a organização, isto é, suas personalidades, motivações, bem como seus objetivos pessoais e de carreira.
Empatia, escuta ativa e uma abordagem que prioriza as pessoas levam a uma compreensão mútua mais profunda dos indivíduos e do grupo.
É importante entender que as pessoas são diferentes, com diferentes traços e predisposições de habilidades.
Embora existam maneiras tecnológicas de minerar dados, passar tempo real com as pessoas sempre leva a insights mais profundos.
Comunicar
A forma como você se comunica afeta os resultados. Canais abertos de comunicação e feedback fornecem uma ferramenta eficaz para gerenciar melhor as pessoas. Você pode inclusive utilizar estratégias de marketing para melhorar essa comunicação.
O formato e a cultura de comunicação predominantes em uma organização também são elementos-chave na percepção que um funcionário tem do quadro maior.
Se a comunicação é importante o suficiente para controlar como as pessoas se sentem no trabalho, também é importante para ser um critério-chave na gestão.
As organizações hoje precisam garantir que estão fornecendo a seus funcionários os canais certos de comunicação e feedback para incentivar que eles possam se comunicar com frequência, eficácia e sem falhas.
Colaboração
Gerenciar melhor os processos de pessoas envolvem reconhecer que o trabalho não pode acontecer de forma isolada, mesmo para empreendimentos de um único membro da equipe.
O sucesso é uma função conjunta – e o fracasso também.
Com a ampla gama de ferramentas de colaboração disponíveis no mercado, organizações e gerentes podem garantir que o compartilhamento e a delegação levem aos melhores resultados.
Os indivíduos precisam receber responsabilidades que possam assumir e alcançar com uma colaboração eficaz de grupo.
Isso vai agregar valor ao processo de trabalho e à vida dos funcionários, ao mesmo tempo em que aumenta a eficácia da equipe.
Trabalhar com outros componentes, sejam humanos ou não, ajuda os funcionários a perceber o papel que eles e outros desempenham não apenas nas tarefas individuais, mas também na visão mais ampla da organização.
Confrontos
As pessoas são diferentes e, para definir um tom de respeito, lealdade e comprometimento dentro da organização, a gestão de pessoas precisa focar na otimização dessas diferenças.
Confrontar não quer dizer antagonizar, mas sim enfrentar, reconhecer e entender essas variações de forma positiva.
Com a diversidade de pensamentos, preferências de trabalho e ações, as pessoas percebem e se envolvem de maneira diferente nas questões.
Isso, na maioria das vezes, leva a um conflito garantido. A representação física de tal conflito pode ser aberta e ativa ou encoberta e passiva.
Resolver esses conflitos é uma parte importante da gestão de pessoas, evitando o ressentimento e a negatividade no ambiente de trabalho.
Importância da gestão de pessoas nas empresas
Os gestores devem se preocupar com as habilidades de gestão de pessoas em suas organizações, porque é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
A má gestão de pessoas pode diminuir a produtividade, desengajar os funcionários e sufocar a inovação em uma organização.
Os efeitos potenciais de habilidades de gestão abaixo da média, incluem:
- Baixa produtividade devido à desorganização ou má otimização de recursos;
- Problemas no fluxo de trabalho devido à comunicação precária;
- Conflitos não resolvidos ou contínuos entre funcionários;
- Altas taxas de rotatividade;
- Falta de desenvolvimento profissional entre os funcionários;
- Falta de conhecimento e compartilhamento de ideias dentro da organização.
Uma boa gestão de pessoas, por outro lado, pode otimizar a produtividade, engajar os funcionários e desenvolver uma cultura de inovação, levando uma organização ao topo de sua área.
Os efeitos potenciais de grandes habilidades de gestão de pessoas, incluem:
- Alta produtividade;
- Ótima comunicação;
- Funcionários que enfrentam desafios em seu ritmo;
- Equipes com altos níveis de cooperação;
- Baixas taxas de rotatividade;
- Desenvolvimento profissional contínuo entre os colaboradores;
- Uma cultura de pensamento livre e compartilhamento de ideias que ajuda a organização a inovar.
Para alcançar esses resultados, um bom gestor de pessoas deve:
- Certificar-se de que cada funcionário entenda seu papel e responsabilidades;
- Garantir que as expectativas da empresa em relação a cada funcionário estejam alinhadas com os recursos que eles possuem para atender a essa expectativa, incluindo tempo;
- Comunicar-se claramente com seus funcionários, ouvir seus comentários e incentivar seu pessoal a fazer o mesmo com seus colegas de equipe;
- Ajudar seus funcionários a resolver problemas e superar desafios. Isso inclui garantir que as pessoas não tenham medo de admitir quando cometerem um erro;
- Prevenir e gerenciar conflitos entre os membros da equipe;
- Acompanhar o desenvolvimento profissional dos funcionários no local de trabalho;
- Facilitar o compartilhamento de conhecimento e o brainstorming dentro de uma equipe, garantindo que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias.
A gestão de pessoas é um recurso vital em qualquer organização.
Uma empresa pode ter recursos de última geração e atrair os melhores talentos, e ainda assim fracassar, ou pelo menos não chegar perto de seu potencial de desempenho, se não tiver o tipo de gerenciamento que as pessoas precisam.
Com as habilidades certas de gerenciamento de pessoas, no entanto, uma organização com poucos recursos e um pool de talentos modesto pode produzir um trabalho forte e se transformar em uma empresa de sucesso.
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