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A versatilidade de um administrador de empresas e suas necessidades

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Você sabe o que é uma cremalheira? Então, é uma tradicional estante muito usada em lojas e empresas que por sua versatilidade fornece uma excelente usabilidade e poder de organização. Essa é uma boa analogia para o que é o trabalho de um administrador de empresas e suas obrigações para com seus colaboradores e clientes.

O cargo é responsável por Planejar, organizar e controlar os diversos processos de uma organização.

O principal objetivo de um administrador é desenvolver estratégias para melhorar o desempenho da empresa, aumentar os lucros, evitar desperdícios e diminuir os custos operacionais.

Os administradores monitoram o progresso das atividades da empresa e podem ser responsáveis pelas decisões relacionadas ao recrutamento de funcionários, investimentos em marketing e aquisição de matéria-prima.

administrador de empresas

Confira agora 6 setores de atuação

1- Financeiro

Neste setor o administrador de empresas terá que funcionar de forma extremamente organizada, como uma cremalheira, para ficar atento aos custos operacionais, aumento e diminuição de lucro. A função consiste em todo o cálculo de para um orçamento anual e mensal da empresa.

O responsável da área precisa estar muito sintonizado com os outros setores da empresa para que sempre consiga se precaver a erros que possam gerar custos desnecessários e excessivos, como compra exagerada de material ou colaboradores.

É um setor que precisa ficar muito focado também na gestão dos fornecedores e buscar através deles mecanismos de baratear os custos operacionais sem perder a qualidade do produto ou serviço.  

2- Marketing

O administrador que busca trabalhar na área de marketing precisa estar muito alinhado à missão e valor da empresa. A partir dessa simbiose, o responsável poderá exercer as funções que lhe são atribuídas da melhor maneira possível.

A partir das necessidades e objetivos da marca, o administrador vai traçar planos estratégicos para desenvolver o potencial da empresa e abraçar oportunidades que surgem pelo caminho. 

Ele é o responsável direto pelo o que a marca vai representar para o consumidor final, além de, muitas vezes, cuidar também da comunicação corporativa, que se bem feita, favorece para um melhor rendimento de todos os colaboradores, gerando melhores resultados.

3- Logística

O gestor de logística é quem acompanha e fiscaliza todos os processos que envolvem a produção de uma empresa. Seu papel é coordenar e facilitar todas as atividades de reposição de mercadorias, matérias-primas e distribuição dos produtos. 

Ele é detentor de toda a sustentabilidade e desempenho da empresa. Por isso, durante sua função precisa ter contato direto com diferentes colaboradores da empresa para que possa alinhar alternativas de logística que facilitem as diversas atividades dentro da empresa.

Para exercer essa função é essencial que o administrador tenha fortes habilidades de liderança e inteligência emocional. Com isso, poderá ouvir e negociar os mais diversos percalços que podem surgir com fornecedores e colaboradores.

4- Produção

O setor de produção é responsável pelo controle de qualidade, quantidade, custos e prazos estabelecidos pela empresa. O administrador de empresa que comanda a área de produção precisa de sinergia com o setor de logística para conseguir otimizar e atingir as metas.

Assim como em cada setor, o gestor precisa estar alinhado com as necessidades da empresa e gerenciar a partir dessas diretrizes a operação de produção.

A função do gestor de produção dentro de uma organização deve funcionar de forma a garantir o posicionamento estratégico, e seus sistemas de produção devem se tornar cada vez mais eficientes e garantir uma vantagem competitiva sustentável na concorrência.

5- Recursos humanos

A gestão de recursos humanos é o conjunto de técnicas projetadas para gerenciar a comunicação entre pessoas e organizações. Também conhecida como gestão de pessoas, visa o sucesso do negócio e o bem-estar de seus colaboradores.

Seu objetivo é aumentar a eficiência, além de adquirir, cuidar, motivar e desenvolver talentos para o benefício estratégico da empresa, oferecendo um ambiente saudável de trabalho. 

Processos muito importantes para uma organização passam pela gestão de recursos humanos, desde os mais técnicos, como segurança do emprego e folha de pagamento, até os mais complexos como treinamento de equipes e gestão de desempenho.

6- Vendas

O gerente de vendas é responsável por garantir um bom desempenho da equipe de vendas. Por isso, é essencial que tenha habilidades de liderança e busque ser um exemplo para os demais colaboradores de vendas. 

Para que se torne um líder de vendas é importante que o administrador deste setor conheça a fundo sobre o mercado de atuação. 

É de responsabilidade do gestor incentivar o melhor desempenho da equipe e criar um sentimento de pertencimento a eles, para que juntos possam atingir as metas estabelecidas, sejam elas individuais ou coletivas.

2 habilidades para ser um bom administrador de empresas

1- Boa comunicação

Você certamente já teve um superior que não conseguia passar com clareza as suas ideias e deixava confuso as tarefas que cada um devia exercer. Portanto, é imprescindível que o gestor tenha boa comunicação, seja ela verbal, escrita ou gestual.

A maneira como o administrador se comunica reflete diretamente no entendimento dos seus colaboradores, na aceitação e pré disposição no que é proposto. Portanto, se comunicar corretamente otimiza tempo de trabalho e facilita processos. 

Essa comunicação estimula uma maior organização na empresa e nos diferentes setores, diminui a possibilidade de de ruídos de informações que dependendo da gravidade, podem causar grandes prejuízos a empresa. 

2- Atualização constante

Para que o gestor mantenha sua comunicação sempre clara e direta é fundamental se manter atualizado com novos métodos de trabalho. A principal ferramenta a ser explorada nessa função é a persuasão dos colaboradores para um objetivo em comum.

Onde buscar novos conhecimentos? Com o crescimento de estudos sobre o tema é grande a variedade de conteúdos na internet e também cursos que abordam novas técnicas de gestão de pessoas. 

Conclusão

Se tornar um administrador de empresas não é tarefa fácil, requer muita dedicação e tempo de estudo. Deve funcionar sempre alinhado às diretrizes da empresa e buscar tirar sempre o melhor de cada colaborador independentemente do setor de atuação.

Certamente com essas dicas e entendendo melhor cada função que o administrador de empresas pode exercer, você conseguirá ter maior controle dos seus funcionários e consequentemente um aumento da produtividade e lucro.

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