Compartilhar é se importar!
Saber como aliviar o estresse é bem importante para quem sofre com esgotamento físico e mental. Seja quais forem as causas do estresse, essa condição pode afetar profundamente a convivência pessoal e a produtividade.
Mas o que fazer para aliviar o estresse? Como lidar com essa condição no dia a dia. Você, provavelmente, já ouviu várias dicas de relaxamento, com uso de incensos, fazer yoga ou mudar seus hábitos.
Tudo isso realmente funciona para quem deseja ter mais tranquilidade no dia a dia. Contudo, existem outras práticas que você pode adotar. E para te ajudar, separamos aqui 7 dicas simples e eficientes para lidar com o estresse. Confira!
Aliviar o estresse: quais as causas?
Mas antes de sabermos como aliviar o estresse, um primeiro passo é entender quais as causas dessa condição.
Isto é, para resolver o problema, é preciso saber antes o que está o causando. E são muitos os motivos que levam ao estresse de uma pessoa. No geral, condições da rotina, seja de trabalho ou não, são alguns dos motivos que mais aparecem.
Contudo, há outros fatores que podem levar ao estresse e até mesmo a condições mais graves. Veja a seguir algumas delas.
Preocupação excessiva
Uma causa comum do estresse é a preocupação excessiva, seja ela relação com a vida pessoal ou profissional. Preocupações ocasionais, como alguma urgência, são até normais.
No entanto, quando isso se torna uma rotina e acontece com frequência, é comum que a pessoa desenvolva casos mais graves de estresse crônico e ansiedade.
Grandes mudanças na vida
Em muitos casos, aliás, essa preocupação está relacionada também com grandes mudanças na vida da pessoa.
Seja qual for a mudança, a preocupação com a possibilidade de não saber lidar com ela pode gerar um aumento de estresse. Além disso, as expectativas excessivas com o futuro também estão relacionadas com o desenvolvimento da ansiedade.
Insônia
Mais uma causa bem comum de estresse é a falta de um sono de qualidade. Relacionada com distúrbios ou resultado de problemas pessoais, a dificuldade em dormir também é responsável pelo desenvolvimento do estresse.
Assim, a insônia impede que a pessoa tenha um descanso adequado, o que pode persistir por vários dias, resultando em um aumento da irritabilidade.
Pressão no trabalho
No entanto, talvez o motivo que mais se destaque quando falamos sobre as causas do estresse é a pressão no trabalho. Situações de pressão extrema no ambiente profissional, aliás, estão relacionadas com o grande aumento na Síndrome de Burnout no Brasil e no mundo.
Prazos cada vez menores, competitividade, sensação de injustiça ou indiferença são motivos que podem levar aos casos de estresse mais graves.
Dessa forma, além de prejudicar o desempenho no trabalho, por afetar a produtividade, o estresse se reflete também na vida pessoal.
Problemas de saúde
Por fim, outra causa comum de estresse, mas difícil de se diagnosticar, são os problemas de saúde. Especialmente as relacionadas ao sistema cardiovascular, os problemas de saúde afetam diretamente o físico e emocional da pessoa.
Além disso, o tratamento de doenças é uma causa comum de estresse. Doenças crônicas, como diabete, também exige um cuidado maior quando falamos em aliviar o estresse.
Aliviar o estresse: 7 dicas simples e eficientes
Sendo assim, além de saber quais as causas, o ideal é entender também como aliviar o estresse. A boa notícia para quem fala sobre essa condição é que alguns hábitos podem ser adotados para ajudar.
Usar incenso e óleos essenciais é um exemplo de prática simples, mas com grandes impactos.
E para te ajudar, separamos aqui 7 dicas simples, mas com bons resultados para trazer mais calma e tranquilidade para sua rotina.
Faça exercícios
Apesar de muitos ainda torcerem o nariz quando falamos em fazer exercícios, essa é uma das práticas mais simples e eficientes para lidar com o estresse.
E mesmo exercícios mais leves, como uma caminhada, possuem um resultado bem positivo na rotina de quem sobre com estresse e ansiedade.
Dessa forma, uma boa dica para aliviar a condição é encontrar uma atividade física que você goste e adotar em sua rotina. Comece gradualmente a criar uma rotina.
Aprender a dizer não
Outra dica simples, mas muito eficiente para aliviar o estresse é saber dizer não para algumas coisas. Uma das causas do estresse é a preocupação excessiva na vida pessoal e de trabalho.
E muitas dessas preocupações são causadas pelo fato de não saber dizer não para o que não te agrada. Saiba se colocar em primeiro lugar, especialmente quando falamos da sua saúde.
Tenha prioridades
Além de saber dizer não, outra boa dica é ter prioridades na sua vida. Isto é, para lidar com o estresse, saiba diferenciar o que é mais importante, optando por sempre colocar isso como prioridade.
O acúmulo de estresse pela procrastinação gera um aumento da pressão e ansiedade. Dessa maneira, busque criar prioridade e excluir da sua lista o que não é importante nem urgente.
Descansar
Em seguida, após estabelecer suas prioridades, separe um bom tempo para descanso, tanto físico quanto mental.
Aproveite os finais de semana para relaxar um pouco e desacelerar. Apesar de muitos acharem que não, descansar bem é importante para sua produtividade.
Assim, coloque na sua rotina períodos para fazer algo que você goste, mas que não exigem tanto esforço.
Ter tempo para o lazer
O tempo para o lazer, aliá, é fundamental para aliviar o estresse. É comum que apenas alguns períodos de descanso e lazer possam colaborar para esse alívio, impedindo casos de estresse mais graves.
Ter uma alimentação saudável
Além do exercício físico e do descanso, procure mudar seus hábitos alimentares, buscando opções saudáveis.
Alimentos ricos em ômega 3, minerais e vitaminas são fundamentais para sua saúde física e mental. Adote também frutas, legumes e verduras, mantendo, ao mínimo, três refeições ao dia.
Fazer terapia
Por fim, mas não menos importante, para aliviar o estresse, busque fazer terapia. Através do trabalho profissional de um psicólogo ou terapeuta, é possível entender os motivos do seu estresse e quais as melhores formas de resolvê-lo.
Além disso, por meio do trabalho deste profissional, você também desenvolve um maior autoconhecimento, o que oferece mais chances de saber lidar com o estresse.
Compartilhar é se importar!