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Aumentos de preços para os consumidores parecem inevitáveis, dizem os executivos de licenciamento

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Por: Priscila Mortensen

Um forte aumento nos custos em quase todos os elos da cadeia de abastecimento, do chão de fábrica à loja de varejo, aumentará a inflação em muitos mercados globais, potencialmente criando o cenário para aumentos de preços ao consumidor, de acordo com executivos da indústria de licenciamento

Fonte: Google

A magnitude dos aumentos de preços ao consumidor não está clara ainda, embora alguns executivos de licenciamento tenham colocado na faixa de 5 a 10%. Os custos de fabricação, distribuição e transporte – o último triplicou em relação a um ano atrás para a faixa de US $ 5.000 a US $ 10.000 para um contêiner de 40 pés – aumentaram acentuadamente. E esses custos, juntamente com as tarifas contínuas e um dólar mais fraco, estão fazendo com que os aumentos de preços pareçam prováveis.

‘A cadeia de abastecimento está sendo atingida por todos os lados’

“Não acho que haja dúvidas de que a inflação é inevitável, dado o clima econômico em que vivemos”, disse o CEO da Concept One Accessories, Sam Hafif. “Os produtos de consumo, em particular, estarão sob crescente pressão de custos, já que a cadeia de suprimentos está sendo atingida por todos os lados. Os varejistas têm lutado para manter os mesmos pontos de preços de varejo em roupas e acessórios que estão em vigor há mais de 10 anos, sem erosão em suas margens brutas. O resultado é que os fornecedores têm engolido a maior parte dos aumentos de custos”.

Embora muitos fornecedores tenham absorvido aumentos de custos em vários pontos da cadeia de abastecimento no passado, essa opção não está tão disponível, dada a natureza generalizada dos saltos recentes. Alguns fornecedores de utensílios domésticos e roupas de cama já aumentaram os preços no atacado, que os varejistas costumam repassar aos consumidores enquanto tentam preservar as margens.

Os vendedores de brinquedos provavelmente aumentarão os preços no atacado em 5-10% a partir deste ano, o que resultará no aumento dos preços ao consumidor na mesma proporção, diz o CEO da Basic Fun Jay Foreman. Ainda assim, no lado do vestuário, os preços no atacado têm se mantido até agora, apesar do aumento do custo de materiais como o algodão, disse Milin Shah, vice-presidente sênior e conselheiro geral da Isaac Morris.

Transferindo para os consumidores?

Se os aumentos de preços chegarão aos consumidores, até certo ponto, pode variar de acordo com o varejista. Por exemplo, embora o Walmart tenha visto “sinais de inflação” em “mudanças nos preços das commodities” no início deste ano, o varejista está confiante de que “resolverá isso para garantir que estamos oferecendo o melhor valor possível para os clientes”, disse John Furner, presidente -COE do Walmart nos Estados Unidos, em março.

Mas a cadeia de lojas canadense de 1 dólar Dollarama está avaliando a mudança de alguns de seus preços para a faixa de US $ 4,50 a US $ 5 para compensar “a alta inflação do lado da oferta”, disse o CFO Michael Ross a analistas no início deste mês. Fez uma mudança semelhante para $ 3,50- $ 4 em agosto de 2016 para compensar a pressão inflacionária, disse Ross.

“As atitudes [no varejo] ainda são ‘eu preciso disso por esse preço e você não pode aumentar comigo’”, diz Keith Block, presidente regional ocidental da transitária Transmodal, que lida com remessas da China. “Nesse ponto, quem absorve o aumento? É o importador ou eles simplesmente vão embora? Muito em breve, haverá discussões sobre onde os preços terão que subir. Algo tem que ceder.”

Os EUA são vistos como tendo um risco de inflação muito maior do que a Europa, uma vez que o governo federal injetou mais dinheiro na economia do que a zona do euro. A economia dos EUA, devido ao aumento da taxa de vacinação, está se recuperando mais rápido do que a Europa, que entrou em recessão no início deste ano em meio a uma pandemia ainda violenta e baixa taxa de vacinação. O Federal Reserve dos EUA disse que vai tolerar que a inflação suba para 2,5% sem aumentar as taxas de juros.

Olhando para o valor de uma licença

Dados os custos crescentes, os licenciados estão “olhando mais de perto” suas margens brutas e as taxas relativas de royalties para determinar quais propriedades promover de forma mais agressiva, diz Hafif. É claro que esses cálculos precisam levar em conta a popularidade relativa das propriedades pelos consumidores. Em essência, tudo se resume a se uma propriedade pode justificar um royalty maior.

Apesar do potencial de preços mais altos, as vendas de produtos de marca licenciados provavelmente serão menos afetadas do que os itens sem marca, dado o valor da marca que foi estabelecido com os consumidores, dizem executivos da indústria. Mas Foreman rebateu que a inflação provavelmente terá pouco efeito sobre as vendas de itens licenciados ou não licenciados, desde que os produtos tenham “valor”.

“Se a propriedade tiver valor, terá qualquer aumento e ainda será solicitada pelo consumidor”, diz Foreman. “As crianças ainda querem o que sabem e esses são produtos licenciados em grande parte. O fato é que colocar um brinquedo não licenciado na TV tem o mesmo custo que uma licença acrescenta ao produto, então é realmente um fracasso. Para mercadorias sem marca, são apenas os custos de fábrica que vão subir e precisam ser repassados ”.

Mas há poucos sinais de qualquer ceder nos custos mais altos. E, neste ponto, os fornecedores estão pagando os preços mais altos porque “agora é tudo sobre alocação, alocação, alocação” para garantir a colocação em navios porta-contêineres, diz Block. E pode levar de 2 a 3 anos até que os custos de envio retornem aos níveis pré-pandêmicos, diz Block.

“Os custos de insumos estão em níveis recordes e isso, junto com todos os outros aumentos, está resultando em preços mais altos”, disse Robert Kay, CEO da fornecedora de louças e cozinha Lifetime Brands, no mês passado. A Lifetime possui licenças para Farberware, KitchenAid e Scott Living. “Há uma inflação de custos que estamos trabalhando há um tempo e vamos continuar tentando mitigar isso por meio de vários canais, mas essa é a realidade. Em última análise, isso resultará em preços mais altos para os consumidores ao longo do tempo.”

Fonte: Licensing International

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