Ouvir Pausar

Autoestima na pandemia: Influenciadora Lívia Sampaio explica como investir no autocuidado durante a quarentena

A influenciadora Lívia Sampaio defende que trabalhar a autoestima durante o período de isolamento é fundamental.

Autoestima na pandemia: Influenciadora Lívia Sampaio explica como investir no autocuidado durante a quarentena
Influenciadora Lívia Sampaio - Foto : Divulgação

Antes da Covid-19, o desafio das mulheres estava relacionado a conciliar trabalho, família, casa e vida social. Com a quarentena provocada pela pandemia, a realidade é outra: elas precisam administrar todas essas atividades no mesmo ambiente, com exaustão e estresse acumulados. 

É difícil não se sentir abalada com tantas mudanças e manter a autoestima lá em cima. A influenciadora Lívia Sampaio enfrentou algumas dificuldades durante esse período.

"Dar conta de tudo é difícil. Na verdade, não estamos dando", ela brinca. "Ficamos muito sobrecarregadas para lidar com tudo, principalmente quem tem filho pequeno", diz.

"Ao mesmo tempo, estar com meus filhos me dá força e me estimula a querer sempre me ver saudável para ter mais qualidade de vida para curti-los. No fim das contas, a vida precisa ser equilibrada. Quando cuidamos de nós mesmas, exercitamos o amor próprio." 

Ela cita o acúmulo de funções como um grande problema enfrentado na pandemia que tem afetado a autoestima das mulheres.

"Com o acúmulo de funções, fica mais difícil darmos prioridade a outros aspectos que parecem 'fúteis', como a autoestima. Mas, mesmo no contexto de casa, é importante gostarmos do que vemos no espelho. Mesmo sem irmos para festas e eventos badalados, precisamos cuidar da nossa aparência e investir no autocuidado", indica. "É importante adotar algumas atitudes como não ficar o dia todo de pijama e se arrumar, de vez em quando. 

Além da autoestima relacionada ao físico, a autoconfiança também precisa ser trabalhada em outros aspectos, como no contexto emocional. 

"É preciso aproveitar o tempo com atividades que tragam prazer, mesmo que você cumpra suas obrigações todos os dias. Separe alguns momentos para ler, fazer um encontro com os amigos, mesmo que online, coma suas comidas favoritas. Identificar o que você curte fazer e colocar isso em prática é importante para que esse isolamento social não interfira no seu bem-estar."

Lívia traz mais dicas de como aliviar o estresse e cuidar da autoestima. Um dos segredos, que faz bem para o corpo e a mente, é a atividade física.

"Uma das coisas mais importantes a se praticar é a atividade física. Com os exercícios, o organismo libera endorfina, substância que dá a sensação de prazer e ajuda na autoestima. Além disso, a atividade física, seguindo todos os protocolos de segurança, também ajuda a controlar o peso, principalmente quando aliado a um processo de reeducação alimentar", acrescenta. 

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia