Ouvir Pausar

Cearense é aprovada no conceituado MIT

A jovem de 18 anos concorreu com mais de 33 mil inscritos do mundo e ficou entre os 1.340 aprovados

Cearense é aprovada no conceituado MIT
Jamile Falcão. Foto: Divulgação

A cearense Jamile Falcão, de Pacajus, foi aprovada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

A jovem de 18 anos concorreu com mais de 33 mil inscritos do mundo, incluindo dos EUA, e ficou entre os 1.340 aprovados.

Jamile foi estudante do Colégio Farias Brito do 7º ano até o Ensino Médio. Antes, participou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e obteve uma série de medalhas.

O processo de candidatura para faculdades no exterior difere do processo para faculdades brasileiras. Dentre eles está o fato de não considerarem apenas notas de provas, mas também atividades que os alunos fazem fora da sala de aula.

“É muito gratificante perceber-se como um todo, não apenas como nota de vestibular ou teste aptidão. A grande máxima das várias esferas da vida é respeitada no processo”, explica Jamile.

Planos e outras faculdades

Caçula de uma família de quatro irmãos, Jamile nasceu em Fortaleza, mas mudou-se para Pacajus logo cedo. Estudava em colégio particular. A jovem, que até então não participava de competições científicas, acabou voltando à Capital cearense o intuito de buscar desafios.

“Eu queria participar de alguma olimpíada científica, mas no Interior não tinha muito essa facilidade. Decidi morar em Fortaleza com minhas irmãs e estudar. Isso ocorreu quando eu tinha 12 anos”, ressalta.

Com relação ao MIT, ela explica que ainda não decidiu qual curso irá ingressar. “A gente se candidata não para um curso específico, mas para o Instituto. Depois de dois anos é que escolhemos. Quero primeiro chegar, conhecer e aproveitar a flexibilidade para escolher qual caminho seguir”, destaca.

Aprovação do MIT é dividida em duas etapas. Na primeira,  a estudante já obteve êxito. “Depois vem a questão de enviar documentos como o Imposto de Renda para ter acesso à bolsa (de estudos”, ressalta.

Além do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Jamile concorreu ainda para as universidades de Harvard, Stanford e Nova York (sede especial em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes).

Premiações recebidas

2015
Olimpíada Brasileira de Matemática (bronze)
Olimpíada Canguru de Matemática (ouro)
Olimpíada Cearense de Matemática (ouro)
Olimpíada Brasileira de Informática (prata)
Olimpíada Brasileira de Robótica (prata)

2016
Olimpíada Brasileira de Matemática (ouro)
Olimpíada Canguru de Matemática (ouro)
Olimpíada Cearense de Matemática (bronze)
Olimpíada Brasileira de Informática (menção honrosa)
Olimpíada Brasileira de Astronomia (prata)
Olimpíada Brasileira de Física (bronze)

2017
Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (bronze)

Abaixo, o comunicado de aprovação do MIT: 

“MIT ADMISSIONS
MIT Regular Action Decisions Now Available Online
by Chris Peterson SM ’13
14 de março de 2021

Os resultados de admissão do MIT Regular Action para a turma de 2025 estão agora disponíveis no portal de aplicativos. Para verificar o seu resultado, faça login no portal e visite a página de status do aplicativo. Lá, você poderá ver sua o seu resultado clicando em Exibir atualização. Não há telas provisórias, portanto, certifique-se de estar preparado para receber seu resultado antes de clicar em Exibir atualização.

No ano passado, incluindo as ações iniciais e regulares, 33.240 alunos se inscreveram para ingressar na turma 2025 do MIT. Este é um aumento sem precedentes de 66% em relação ao ano anterior, quando recebemos 20.075 inscrições, e é de longe a maior inscrição que já recebemos. No entanto, consideramos cuidadosamente todos elas, sujeitando-as ao mesmo padrão de revisão atenta, empática e holística, levando o tempo que for necessário para fazer o trabalho corretamente.

Foi um trabalho incrível e, como escrevi no Early, não teria sido possível sem a dedicação e o compromisso de toda a nossa equipe: os diretores de admissão que leram suas inscrições, a equipe de apoio que tornou isso possível para eles, e o Conselho Educacional de entrevistadores de ex-alunos que se voluntariaram falando por muito tempo com tantos alunos. Nem teria sido possível sem tantos professores, conselheiros e mentores apoiando nossos candidatos durante o processo.

Muitas vezes comparamos a educação do MIT a escalar uma montanha, e o processo de inscrição deste ano foi um pouco assim também: somos gratos por todos que nos ajudaram a chegar lá.

Desses 33.240 candidatos, oferecemos aprovação para 1.340, que terão a oportunidade de escalar juntos essa montanha. Embora todos eles façam coisas diferentes – pintura e paleontologia, meteorologia e macramé, observação de estrelas – eles são unidos por um padrão compartilhado de rigor acadêmico, caráter elevado e uma forte correspondência com a missão do MIT de usar ciência, tecnologia artes para tornar o mundo um lugar melhor. Mal podemos esperar para recebê-los em nosso campus e se juntar aos 4.361 alunos de graduação que já chamam o MIT de lar.

Também há alunos que podem escalar outras montanhas, com outros montanhistas, no próximo período. Dos alunos para os quais não oferecemos admissão hoje, colocamos um pequeno número em nossa lista de espera e informando que não poderemos admiti-los na Classe de 2025. Conhecer tantos capazes durante esse processo, como sempre, nos deixou com os olhos turvos e nos lembrou de que o que fazemos é mais do que um trabalho, um privilégio e uma honra. Estamos gratos por ter percorrido com você esta pequena parte do seu caminho.

Se você está entre os muitos alunos brilhantes aos quais não  estamos oferecendo admissões, para todos eles eu posso lembrar que o sucesso nem sempre é uma linha reta. Que o seu caminho não é algo que o MIT define para você, é algo que você mesmo faz. E se você passar os próximos anos tentando fazer onde quer que esteja, tão incrivelmente quanto você pode (e já é), então algum dia você vai olhar para trás neste e perceber que tudo funcionou bem.

Estou encerrando os comentários nesta postagem do blog para concentrar a conversa nos tópicos abertos para alunos admitidos, na lista de espera e não admitidos. As respostas às perguntas mais frequentes para os alunos na lista de espera podem ser encontradas aqui, com mais informações sobre as próximas etapas no início de abril.

Parabéns à Turma de 2025 e os melhores votos a todos os nossos candidatos. Não importa de onde você se inscrever no próximo período, torne-o um lugar melhor. Eu sei que você pode. Eu espero que você o faça.”

Informações: Focus

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia