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Como falar bem em público?

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Por: Adriana da Silva

Veja abaixo dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga, palestrante e autora do livro “Gente Feliz Não Enche o Saco”, publicado

Fonte: Banco de imagem

Veja abaixo dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga, palestrante e autora do livro “Gente Feliz Não Enche o Saco”, publicado pelo Grupo Editorial Record

Você enfrenta dificuldades para falar em público? Bate um pânico na hora de fazer uma apresentação? Segundo informações do portal Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público. Alguns dizem que essa habilidade é um dom, mas na verdade, todos podem aprendê-la se praticarem e estudarem adequadamente. Mas como lidar bem com a situação caso tenha que passar por ela?

Veja abaixo 10 dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga e palestrante.

1. Conheça bem o assunto

 É preciso estudar e se preparar. Tenha conhecimento de causa em relação ao assunto que irá falar. Saiba bem qual é o conteúdo e se prepare para responder possíveis dúvidas. Se não souber muito bem a respeito do conteúdo, poderá transmitir nervosismo, o que poderá tornar as pessoas desinteressadas em relação a prestar atenção. Já se sentir que tem controle sobre o assunto, se sentirá muito mais seguro e confiante.

2. Faça uma introdução impactante

Entregue o ouro de cara, assim que começar a apresentação. Dessa forma, já vai prender a atenção de todos rapidamente. Já esclareça também qual o objetivo da apresentação e alguns temas que serão abordados.

3. Certifique-se de que as pessoas estão prestando atenção

 Faça perguntas e interaja com o público. Se houver espaço, faça brincadeiras para deixar a apresentação mais leve e descontraída. Lembre-se que o corpo fala. É preciso ter postura para passar uma imagem de confiança para as pessoas que estão presentes.

4. Relaxe

 Se mesmo se sentindo seguro e conhecendo bem o tema que irá falar, se sente com medo, respire fundo. Uma das técnicas é inspirar pelo nariz por três segundos, segurar a respiração por três segundos novamente e soltar pela boca em seis segundos. Repita pelo menos três vezes esse processo.

5. Seja você mesmo

 Ao falar, mostre o quanto você acredita na causa. Seja engajado! Ainda que o projeto não seja seu, precisa saber tudo sobre ele para poder apresentá-lo. Tire todas as dúvidas antes e acredite na mensagem que quer passar.

Fonte: Banco de imagem

6. Não tenha medo de errar

Se cometer algum erro, não se preocupe, nem se desestruture com isso. Quanto mais espontâneo for, mais o erro irá passar com tranquilidade. Alguém perguntou algo que não sabe responder? Diga que irá atrás da informação para passar depois.

7. Conheça bem o público com quem irá falar

 Você precisa se adaptar ao interlocutor. Para isso, é preciso conhecê-lo bem. Investigue o quanto aquelas pessoas conhecem sobre o assunto, a idade média e o nível de conhecimento delas. Assim, pode se preparar melhor e adaptar o discurso de acordo com o público que irá assistir à apresentação.

8. Cuidado com vícios de linguagem

 No automático, muitas pessoas ao se apresentarem repetem muitas vezes expressões como “né”. Para evitar essas repetições, assista aos vídeos de apresentações que já fez e peça o feedback de amigos. Tente se policiar ao máximo e treine muito para não repetir essas expressões. Com treino e esforço, será possível se livrar desses vícios de linguagem.

9. Faça pausas na fala

 Evite falar desenfreadamente e de forma rápida. Saiba falar com calma e fazer pequenas pausas para gerar no público expectativa sobre o que está por vir e também para que todos possam refletir sobre os conteúdos. Falar sem pausas pode fazer com que alguns se distraiam mais facilmente. Não deixe que isso aconteça.

10. Faça com paixão

 Por mais que o nervosismo tente atrapalhar, se falar com paixão, vontade e energia, irá transmitir muita segurança. Mostre o quanto você sabe do assunto e o defende. Isso irá causar encantamento e prender a atenção das pessoas.

*Fontes: Erika Linhares Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações

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