Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça a ripsális-macarrão, cacto que faz sucesso como planta pendente

Compartilhar é se importar!

Por: Adriana da Silva

Espécie também produz frutos que atraem passarinhos, sendo uma ótima opção para varandas e área externa

fonte: Banco de imagem

Já falamos por aqui sobre plantas pendentes, certo? São espécies perfeitas para serem cultivadas em vasos suspensos e jardins verticais. E uma das dicas é a ripsális-macarrão, conhecida por suas folhas que lembram uma bela macarronada, como o nome sugere! Além do formato original, a planta encanta por ser de fácil manutenção e por produzir frutos que atraem passarinhos. Curtiu? Então veja, a seguir, tudo sobre ela!

Para começar, é interessante saber que a espécie é um cacto. Inclusive, a planta também é conhecida como cacto-macarrão. Além disso, ela costuma ser descrita como um suculenta — o que não está errado, neste caso. De nome científico Rhipsalis baccifera, a espécie costuma ser encontrada em ambientes bem iluminados e arejados. “Essa plantinha que ficou famosa no Brasil é originária do continente africano e do Sri Lanka. Na natureza, a ripsális é vista agarrada em troncos de árvore, de modo que suas raízes ficam bastante arejadas e sempre em busca da luz natural”, explica Sara Nicola, à frente da floricultura Sara Nicola – Flower Shop. Importante ressaltar, porém, que a espécie não é considerada parasita, já que não causa danos quando se desenvolve sobre outras plantas.

Outro ponto positivo da espécie são as flores delicadas e frutos que surgem ao longo dos fios. “São flores rosadas ou brancas quase translúcidas, e logo elas são substituídas pelos frutos vermelhos ou brancos. Essa floração costuma ocorrer entre o final do inverno e início da primavera”, explica Sara. “Os frutos da espécie servem como alimento somente para os  pássaros, e não são comestíveis para nós. Como ela é uma espécie bastante resistente, não necessita de cuidado extra durante a floração e formação dos frutos”.

Como cuidar da ripsális-macarrão

Como já falamos, esta é uma espécie que gosta de Sol. Portanto, cultivá-la em sol pleno ou em meia-sombra é o ideal. Também lembre-se de que a espécie é um cacto, por isso não precisa ser regada com tanta frequência. A recomendação de Sara é regar duas vezes por semana caso a planta esteja em Sol pleno, ou apenas uma vez se for cultivada em meia-sombra.

“Já o plantio deve ser feito em terra ou substrato misturado com ¼ de areia, assim a drenagem acontece de forma mais fácil. Lembre-se de que o excesso de água ou o solo encharcado pode ocasionar a queda dos ramos e a podridão da raiz. Como essa espécie tem hábito de epífita, também pode ser colocada diretamente nos troncos de árvores, já que preza sempre por ambientes arejados para as suas raízes”, diz a florista, que também recomenda usar o substrato pronto para orquídeas no cultivo da ripsális.

Por último, saiba que ela também é considerada uma espécie segura para pets. Claro que deve-se evitar sua ingestão por parte de cães e gatos, mas esta espécie não é classificada como tóxica. E aí, gostou da ripsális-macarrão?

Informações: Casa Vogue

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?