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Consumir mais proteína ajuda na perda de peso?

Comer mais proteína gera uma maior atividade de células satélites, responsáveis pela regeneração dos tecidos musculares

Consumir mais proteína ajuda na perda de peso?
Foto : Reprodução

Em geral, o consumo diário recomendado de proteína é de 0,8g por quilo de peso. Uma pessoa de 65kg, por exemplo, precisa ingerir 52 gramas de proteína por dia, fracionada em todas as suas refeições.

A ingestão de proteínas acima dessa recomendação seria indicada a pessoas que buscam ganhar massa muscular ou, ainda, que desejam perder peso.

Veja, abaixo, as vantagens de fazer esse ajuste na alimentação:

1 – Aumento da aminoacidemia. Ou seja: deixar mais aminoácidos disponíveis, na intenção de gerar mais “matéria-prima” para produção de proteínas;

2 – Elevação do consumo de leucina, substância fundamental para a saúde;

3 – Gera mais saciedade⁣;

4 – Eleva o gasto energético com a produção de proteínas; e

5 – Evita a perda de massa muscular.

Antes, um alerta: há algo que poucas pessoas sabem. Comer mais proteína gera uma maior atividade de células satélites, responsáveis pela regeneração dos tecidos musculares. ⁣Elas elevam a regeneração celular por meio de uma maior quantidade de núcleos celulares e, consequentemente, ocorre um aumento da transcrição de novas proteínas.

⁣Esse processo, vale destacar, ajuda na hipertrofia e no emagrecimento. Busque ajuda de um nutricionista para ajustar as quantidades adequadas para você e sua real necessidade.

Informações: Metropoles

 

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