Ouvir Pausar

Dia do Meio Ambiente: como marcas de moda têm atuado em prol da sustentabilidade

A data pede reflexão sobre práticas que visam a preservação do planeta; marcas como Lacoste, Intimissimi, BOTTLETOP e UMA já trabalham com linhas que utilizam materiais e meios de produção mais ecológicos e inovadores.

Dia do Meio Ambiente: como marcas de moda têm atuado em prol da sustentabilidade
Banco de imagem

Dia do Meio Ambiente, neste dia 5 de junhoincentiva a conscientização sobre importantes temas de ecologia, como a preservação da biodiversidade e a busca por caminhos que levem à uma existência saudável no planeta TerraUma tendência crescente, a moda tem se reinventado ao propor novos produtos inovadores, mais sustentáveis e menos poluentes – é o caso de marcas como Lacoste EyewearIntimissimiUMA e BOTTLETOP. 

Lacoste Eyewear lançou recentemente uma nova versão do icônico L.12.12, nome inspirado na camisa polo que o próprio René Lacoste criou em 1933. Nesta temporada, o modelo de óculos se torna New Classic Polo – L.12.12, e é feito com 40% de resina de origem vegetal – proveniente do óleo de mamona, uma alternativa mais ecológica comparada aos plásticos feitos com petróleo. Em quatro novas cores, esses óculos emblemáticos também têm revestimento de tecido premium de algodão orgânico, garantindo elegância ao visual esportivo. 

 

 

Intimissimimarca italiana de lingerie e homewear, tem desenvolvido produtos e ações que buscam diminuir o impacto ambiental do seu processo de produção. No Brasil, a marca firmou parceria com o selo eurecicloque tem o compromisso de compensar 100% do impacto ambiental das embalagens pós consumo, desenvolvendo a cadeia de reciclagem e incentivo à economia circular. Outra medida recente foi a parceria com a startup de moda consciente Repassa – maior brechó online do país -, que tem a finalidade de incentivar clientes da marca a darem nova utilidade às peças sem uso em seus guarda-roupas. A Intimissimi ainda conta a nova linha Be My Valentine, que utiliza fibras recicladas e certificadas, lançada especialmente para o Dia dos Namorados. 

 

A linha UMA X, desenvolvida pela marca de moda nacional UMA, foi lançada em 2020 e tem servido de exemplo ao propor coleções repletas de inovações têxteisincluindo o uso do ECONYL (nylon regenerado por meio do resgate de resíduos em aterros e oceano) e do papel amassado para desenvolvimento de bolsas. Recentemente, a marca lançou uma linha com a artista Nayana Sonda, conhecida por sua técnica singular de marmorização artesanal, usada especialmente em papelaria. Para essa collab, a UMA X usou em todos os produtos o algodão da BCI (Better Cottom Initiative), um grupo de governança multissetorial, sem fins lucrativos, que promove melhores padrões no cultivo e no uso do algodão em 21 países. A coleção está disponível no e-commerce da marca (www.uma.com.br/xe nas lojas UMA de São Paulo e Rio de Janeiro. 

 

 

Desde abril de 2019, a inglesa BOTTLETOP, famosa por seus acessórios sustentáveis de luxo, tem investido na campanha #TOGETHERBAND, iniciativa que visa unir a comunidade global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Agora, a marca lança a #TOGETHERWEAR, sua primeira coleção de loungewear 100% reciclada, com peças agênero, produzidas com 60% de fibras feitas de algodão orgânico reciclado coletado da indústria têxtil (que acabaria em aterros) e 40% de fibras produzidas a partir de garrafas PET coletadas nos arredores da nossa confecção na Índia. Todos os produtos são certificados e estão de acordo com os padrões da Global Recycle Standard (GRS) e da Organic Content Standard (OCS). A coleção #TOGETHERWEAR tem preços a partir de R$95,00 e pode ser adquirida exclusivamente pela Shop2Gether: https://www.shop2gether.com.br/.