Ouvir Pausar

DICAS : Flores para cultivar na varanda

Antes de escolher as espécies, é fundamental considerar quais são as características da sua varanda!

DICAS :  Flores para cultivar na varanda
Foto : Reprodução

As flores são ideais para tornar o lar mais alegre, colorido e repleto de vida. Estas plantas podem ajudar a controlar a ansiedademelhorar a qualidade do ar e até servir para a preparação de receitas. Mesmo com pouco espaço disponível, como é o caso de quem vive em apartamento e possui um jardim na varanda, é possível criar belas composições florais para tornar o cantinho de descanso a céu aberto ainda mais aconchegante.

As condições de espaço e iluminação podem tornar a varanda o lugar ideal para a criação de um jardim no apartamento. No entanto, são necessários alguns cuidados para garantir que as flores se mantenham saudáveis, mesmo com maior incidência de luz natural. "A principal dica é escolher a espécia que melhor se adeque ao tipo de varanda da sua casa", explica a florista Juana Martinez, parceira da loja Flores Online.

De acordo com a florista, é importante pesquisar as características de cada espécie e checar se o tamanho da planta é proporcional ao espaço da varanda onde ela será colocada. Além disso, hidratar as folhas com um pano úmido uma vez por mês é um truque capaz de evitar que as flores fiquem ressecadas, especialmente em meio à poluição e ao ar seco das grandes cidades.

Para te ajudar a escolher a espécie ideal, confira a seguir quais são as melhores espécies de flores para plantar na varanda!

Varandas em andares baixos

Segundo a florista, as plantas de sombra e meia sombra são as mais aconselhadas para andares mais baixos. Isso porque estas varandas costumam receber menos luz solar e vento.

Orquídeas

8 tipos de orquídeas que você precisa conhecer (Foto: ThinkStock)
(FOTO: THINKSTOCK)

A orquídea é uma das plantas recomendadas para quem vive em andares baixos ou possui uma varanda com menos iluminação natural. As espécies desta família podem florescer até três vezes ao ano, caso receba os cuidados adequados, como não encharcá-la na hora da rega e nem deixá-la exposta diretamente ao sol.

De acordo com a arquiteta Elisa Broglio, esta espécie também é ideal para quem busca deixar a decoração do lar mais florida. Isso porque, como estas plantas não gostam de luz excessiva, você pode esperar até que elas floresçam na varanda e depois trazê-las para dentro do apartamento.

Bromélias

8 flores para cultivar na varanda (Foto: Getty Images)
 (FOTO: GETTY IMAGES)

Outra planta que também é ideal para andares baixos é a bromélia. Estas plantas são fáceis de manter e possuem uma aparência bastante charmosa. Como já mostramos aqui em Casa Vogue, este gênero inclui diversas espécies, incluindo o abacaxi, as tillandsias e a noregelia, que dá flores.

Varandas em andares altas e com vento

"Para varandas altas, é importante evitar plantas com o caule fino", explica Juana. Segundo ela, é importante considerar que o vento nestes ambientes costuma ser mais forte, portanto, é necessário optar por espécies mais resistentes.

Ametista

9 flores para cultivar na varanda (Foto: Getty Images)
(FOTO: GETTY IMAGES)

Segundo Elisa, a ametista é mais uma das plantas com flores ideal para decorar o jardim na varanda. "Como é resistente a vento e frio, se encaixa bem em andares altos", explica ela. Esta espécie se destaca por florir durante todo o ano e por contar com folhas perfumadas.

Azaleia

Azalea flower in pot. (Foto: Getty Images)
(FOTO: GETTY IMAGES)

Se sua varanda possui muito vento, a azaleia pode ser uma boa pedida. Estas plantas são resistentes, podem ser cultivadas em vasos ou canteiros e possuem uma ampla variedade de cores. De acordo com Juana, uma dica para preservar estas plantas em meio ao vento forte é colocá-las em vasos grandes.

Varandas com sol

Ao contrário das varandas em andares baixos, as varandas com sol exigem espécies que conseguem se adaptar a uma forte exposição solar. Caso contrário, as flores podem acabar ressecadas e com um aspecto pouco saudável.

Petúnia

9 flores para cultivar na varanda (Foto: Getty Images)
(FOTO: GETTY IMAGES)

A petúnia faz parte da lista de plantas que amam sol. A espécie possui flores abundantes e poderá tornar o jardim na varanda ainda mais alegre. "O bacana dessa planta são as variedades de cor que ela apresenta, assim podemos formar uma linda composição nos vasos ou na floreira da varanda", explica Elisa.

Agerato

9 flores para cultivar na varanda (Foto: Getty Images)
(FOTO: GETTY IMAGES)

Se você busca uma flor com um aspecto que foge do convencional, a agerato é uma excelente pedida. Esta flor é formada por dezenas de flores felpudas com cores que variam entre azul, lilás, rosa e branco. Além disso, a espécie suporta sol pleno e, por conta disso, foi apontada por Juana como uma das melhores plantas para varandas com sol.

Agapanto

9 flores para cultivar na varanda (Foto: Getty Images)
 (FOTO: GETTY IMAGES)

Resistência é uma das principais características da agapanto. Esta espécie é versátil, suporta sol pleno ou temperaturas mais frias e ainda possui belas flores. "Esta planta cresce verticalmente e ganha um volume grande, o que pode ficar bem legal na composição dos vasos de outras plantas", diz Elisa.

Varandas fechadas

Segundo Juana, no caso das varandas fechadas, a pouca circulação de ar pode se tornar um problema. Por conta disso, é importante optar por espécies resistentes.

Informações: Casa Vogue

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia