Compartilhar é se importar!
Por: Redação
A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão
Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como excesso de pressão no trabalho, perder o emprego, terminar um relacionamento, perder um amigo ou familiar, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família, por exemplo.
Quais são os principais sintomas de estresse?
- Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito)
- Diarreia ou constipação.
- Baixa imunidade ( frequentes resfriados, infecções)
- Náuseas, tonturas.
- Perda de libido.
- Sudorese excessiva.
- Problemas dermatológicos.
Diagnóstico
Se você estiver com algum dos sintomas citados acima, procure a ajuda de um médico para um diagnóstico completo, pois esses sintomas também podem ser causados por outros problemas médicos e psicológicos.
Especialistas como clínico geral, otorrinolaringologista, psiquiatra e psicólogo podem ajudar no seu diagnóstico.
Chegar a uma consulta com as informações certas, pode facilitar o diagnóstico, como:
- Todos os sintomas sofridos e há quanto tempo eles apareceram;
- Histórico médico com outras condições que o paciente tenha e medicamentos que ele toma regularmente.
Se possível, leve um acompanhante à consulta.
O estresse emocional acontece quando a pessoa se cobra demais ou coloca muitas expectativas sobre si mesmo, o que pode resultar em frustrações, insatisfação com a vida e cansaço mental, por exemplo.
O tratamento para o estresse se concentra em três abordagens:
Administrar os estressores
Essa abordagem requer identificar os estressores que mais pesam sobre o paciente, para que, então, seja possível eliminar, administrar ou deixar para depois, respeitando os limites de cada indivíduo.
Para que a abordagem seja eficaz, é necessário aprender a dizer não, negociar e priorizar a saúde, pois se não descansarmos direito nossas capacidades serão afetadas.
Aumentar a resistência aos estressores
Nesse caso, é necessário manter nosso organismo saudável e em maiores condições de enfrentar os desafios. Para isso é necessário:
- Dormir bem;
- Cuidar da saúde;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Fazer atividades físicas;
- Permitir-se ter momentos de prazer e relaxamento;
- Evitar estimulantes e substâncias tóxicas.
Para aliviar o estresse é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possa ser realizado de forma mais tranquila. Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal.
Buscar apoio em outras pessoas como um bom amigo, ou até mesmo um psicólogo, também pode ser uma boa estratégia para viver os dias com mais qualidade e menos estresse.
Compartilhar é se importar!