Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prepare seus alunos para o sucesso com a gamificação na educação

Compartilhar é se importar!

Aprender em dinâmica seria possível? Sim, com a gamificação para educação! Quando antes não era permitido nas salas de aula, hoje é um dos métodos mais eficazes para os alunos.

Há muito tempo jamais se imaginou que jogos poderiam ser usados para ajudar alunos a entender e gostar da matéria ensinada; essa nova técnica de ensino tem dado bons resultados ultimamente. Com o novo nome Gamificação para Educação, ficou mais divertido aprender.

O que é gamificação e como ela pode ser aplicada na educação?

O que é Gamificação? É uma técnica utilizada com o uso de dinâmicas não para o entretenimento, mas sim para o estudo, trabalho, treinamento de novos colaboradores de uma empresa e mais. É algo novo para muitas pessoas, mas que vem dando resultados positivos.

A gamificação para educação é muito usada a fim de prender a atenção do aluno, ficando de uma forma mais divertida de se aprender algo novo. Usando na forma de competição entre os alunos, que se vai conquistando pontos quando se acerta as questões, quanto mais acertar, mais se tem pontuação e ganha uma recompensa.

Benefícios da gamificação para a educação

Um dos principais benefícios de se usar a gamificação para educação é aumentar a motivação e a vontade de aprender dos alunos, seja em escolhas e até mesmo em faculdades. 

Com essa técnica é estimado o aumento do resultado da taxa de aprendizagem em 15,4% de 2019 a 2024. Aprender de uma forma diferente, misturado com algo que muitos alunos gostam nunca foi tão bom, fora como citado antes prender a atenção, induzir eles a estudarem para quando for o dia da competição com a gamificação conseguir mais e mais pontos.

Também pode ajudar os alunos a aprender trabalho em equipe quando os jogos é necessário fazer grupos para ver qual faz mais pontos, facilita novas relações com alunos que costumam ter dificuldade de interação. 

Como a gamificação pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos?

As aulas tradicionais monótonas que estamos acostumados a ver de professores explicando matérias e os alunos parados prestando a atenção era algo necessário a ser mudado. Geralmente tem alunos que ficam com vergonha de perguntar e apenas deixam a aula fluir.

A gamificação para educação ao menos faz com que esse aluno tenha mais interação com aquela matéria, entendendo de uma forma mais ativa e interativa com aquele jogo didático, aumentando o interesse naquela matéria, afinal quanto mais sabe, mais conquistas no jogo se ganha.

Uma forma diferente de aula, ao lado de novas tecnologias e ferramentas em que os alunos gostam de mexer, faz até mesmo a aula fluir de maneira ativa, muitos professores reclamam dos alunos que não largam seus telefones, mais um ponto positivo da gamificação, não é?!

Ferramentas e recursos para aplicar a gamificação na sala de aula

Tem diversas formas e ferramentas que a escola pode usar para aplicar a gamificação, afinal o que é gamificação? Um jogo didático (eletrônico ou não), valendo lembrar que pode ser usado para diferentes níveis nas escolas, desde o primário ao ensino médio. Confira alguns recursos utilizados: 

  • Jogos educativos
  • Simulações
  • Competições
  • Sistema de pontuação
  • Plataforma de aprendizagem

Agora observe algumas ferramentas utilizadas na gamificação para educação que são bastante úteis na hora de montar um bom treinamento ou organizar uma reunião com os funcionários:

  • Minecraft for Education
  • Matific
  • Kahoot
  • ENEM game

O Kahoot tem sua versão gratuita, mas não é muito boa, caso possa já pegue a versão paga da ferramenta. Já as outras ferramentas, como Enem Game, tem uma boa versão gratuita para usar.

Como avaliar o impacto da gamificação na aprendizagem

Apesar da gamificação na aprendizagem tanto nos ensinos juvenis quanto na faculdade, é sempre necessário dosar cada um deles para que os alunos não fiquem apenas querendo aquela forma de aprendizado, ainda mais os pequenos. 

Com atenção a gamificação na educação se torna um ponto importante na linha de aprendizagem, na faculdade, por exemplo, competições em grupo de quem alcança mais pontos com cada pergunta feita, no final sendo uma coisa divertida que faz os alunos lerem antes de vir a aula.

Mas também é bom os profissionais da educação terem em mente que não são todos os alunos que terão uma aprendizagem excelente com esse método de ensino, o que leva a questão que a gamificação por mais importante que seja, não pode ser a principal forma de ensino, precisa ter outras também, como a tradicional que conhecemos.

Nas redes de ensino infantil, uma forma de evidenciar a evolução de aprendizagem de cada aluno, seria construir um mural com o nome de cada, com ímãs chamativos de estrela, flor, carrinhos ou qualquer coisa do tipo e ir subindo de casa em casa até o ponto maior. Uma boa tática que pode interessar os alunos também. 

Exemplos de atividades gamificadas para diferentes níveis de ensino

Existem diversos tipos de atividades para diferentes tipos de níveis colegiais, do menor para o maior, atividades essas que podem ajudar até mesmo para os alunos do ensino médio que estão se preparando pro ENEM rumo a faculdade. Observe algumas atividades gamificadas para a educação infantil a baixo: 

  • Caça ao Tesouro: Utilizando pequenos enigmas, fazendo eles procurar por pistas, atiçando a curiosidade dos pequenos de procurar até o objetivo final. Ótimo pra fazer no ar livre.
  • Jogo de Tabuleiro: Além de poder jogar entre amigos, fazendo eles interagirem uns com os outros, tem muitos jogos de tabuleiros com notas didáticas que auxiliam na alfabetização.

No caso dos níveis maiores como ensino fundamental e médio, a ainda mais variedades de aprendizagem com a gamificação, com diversos tipos que podem te auxiliar no processo, confira:

  • Quiz – um app para perguntas e respostas de maneira objetiva, em que o aluno num período de tempo precisa responder, quanto mais acertar, mais pontos ganha e sobe no ranking.
  • Atividades premiadas: uma competição entre os alunos, uma gincana ou um concurso que faça o aluno por a mão na massa para dar o seu melhor e ganhar o grande prêmio no final, quem não gostaria de ganhar uma caixa de bombom?!
  • Enigmas: Mais uma forma de prender a atenção do aluno, usando a técnica do storytelling, os alunos teriam que ter atenção redobrada para não deixar nenhuma informação na história ou na imagem passar e no fim responder à pergunta feita, desde ao que o personagem disse ao que estava na imagem.

São inúmeras possibilidades que podem ser feitas para melhorar ainda mais o estilo de aprendizagem dos alunos de diferentes níveis para que, no fim, saiam felizes e confiantes da sala de aula. A evolução do aprendizado sempre precisa ser valorizada. Se gostaram deste artigo, dê uma olhada nos seguintes aqui no Gamefic.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

Traduzir Site
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?