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Trata-se de um tabuleiro socioeducativo, elaborado em 2015, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projeto de vida com estudantes a partir do ensino fundamental 2, ou seja, crianças a partir dos 10 anos/6º ano. É jogado em turmas e dura 1 ano letivo (35 encontros)
Composto por 6 passos + nossa mascote. A mascote é representada por uma sapinha. Ela é quem percorre o tabuleiro todo representando os estudantes. O nome dela é Jhennyffer e ela tem o “poder” de ser um bastão da fala, ou seja, quem tem ela na mão pode falar/jogar. Em cada passo há o desenvolvimento de uma habilidade socioemocional. Os estudantes devem percorrer o tabuleiro conquistando os ícones do jogo, até chegarem na última “casa”, chamada Sonhatura.
A “Sonhatura” é como se fosse uma formatura. Os jogadores participam de um evento promovido pela escola, em parceria com o MF, para celebrar as conquistas que tiveram durante o Caminho do Futuro. O objetivo de percorrer o tabuleiro durante 1 ano é realizar um projeto social voltado para a escola e/ou comunidade do seu entorno. Portanto, do jogo nascem projetos de verdade!
Exemplo: os alunos detectam que há muito abandono de animais no bairro em que a escola está. Por meio do jogo, a turma se une em prol de um projeto que resolva esta situação, podendo promover uma feira de adoção, parcerias com clínicas veterinárias da região, etc.
O intuito deste jogo é proporcionar melhorias sociais através do protagonismo estudantil.
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