Compartilhar é se importar!
A utilização de processos tecnológicos dentro das empresas está cada vez mais presente. Sendo assim, a utilização de uma metodologia ágil ajuda na necessidade de acelerar processos e garantir que eles se tornem mais eficientes.
Dessa forma, a utilização de digital services se mostra fundamental para que processos simples da rotina de trabalho ou produção sejam mais rápidos e assertivos. Assim, otimizando tempo e custo.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre metodologia ágil. Entenda o que é, sua importância, os principais tipos e os benefícios da sua aplicação.
Afinal o que é metodologia ágil?
De modo geral, a metodologia ágil consiste em um conjunto de práticas e estratégias que fornecem maior controle, melhores entregas e resultados para as empresas.
Portanto, é fundamental para o desenvolvimento do ambiente de trabalho em curto e longo prazo.
O Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software apresentado em 2001, tornou-se o principal documento sobre o tema. Para isso, o documento apresenta alguns princípios e objetivos da metodologia ágil.
Entre os principais valores defendidos pela metodologia ágil, podemos destacar o software em funcionamento, sendo mais importante que documentos abrangentes. Assim como, a maior relevância de indivíduos e interação em relação a processos e ferramentas.
Além disso, tem como base também a maior colaboração com o cliente do que a negociação de contratos. Por fim, responder a mudanças é mais importante que seguir um plano traçado.
Qual a importância da metodologia ágil?
Agora que você já sabe o que é a metodologia ágil é possível entender um pouco mais sobre sua importância. Certamente ela é fundamental para garantir uma entrega contínua. Afinal, tem a capacidade de otimizar processos e garantir padrões de qualidade.
Além disso, a metodologia ágil também é importante para possibilitar a diferentes áreas da empresa mais transparência no processo. A partir disso, é possível ter uma visão ampla de cada etapa, facilitando a interação entre setores.
Com isso, o acompanhamento do desenrolar dos processos se torna muito mais simples e em tempo real. Sendo assim, é importante para garantir que possíveis pequenos problemas tenham ajustes de maneira rápida, afetando o mínimo possível a produtividade.
Por isso, atingindo uma maior capacidade de controle, organização e padronização a metodologia ágil é importante para proporcionar entregas de alta qualidade. Desse modo, auxilia no aumento das receitas e na reputação da empresa.
Principais tipos de metodologia ágil
Para o desenvolvimento de um negócio existem diferentes tipos de ferramentas que se consideram de metodologia ágil. Conheça agora 3 das mais utilizadas pelas empresas de diferentes segmentos.
Kanban
Vista mais como uma ferramenta para uma metodologia ágil, a palavra Kanban tem origem no Japão e está relacionada a gestão de tempo, através de cartões. Para isso, o método se baseia na divisão das tarefas em colunas, de acordo com o fluxo de produção.
Desse modo, a partir do desenvolvimento de cada atividade, os cartões mudam de posição, criando novas demandas. Com isso, as três colunas podem ter sua divisão em: por fazer, em andamento e concluídas, organizadas sempre da esquerda para a direita.
Assim, a ferramenta Kanban é muito importante para proporcionar uma visão clara das tarefas de um projeto e quantidade de atividades a serem feitas por dia.
Scrum
Entre os vários tipos de metodologia ágil disponíveis, o Scrum é um dos mais conhecidos e visto com bastante frequência. Em suma, ele se baseia no desenvolvimento de ciclos e estágios de desenvolvimentos, que são chamados de sprints.
Ou seja, desenvolve pequenos projetos a serem feitos dentro do projeto principal. Por conta disso, o Scrum é muito usual para o desenvolvimento de produtos e software que necessitam de várias etapas de testes e muitos estudos.
Certamente uma das principais vantagens do Scrum é a capacidade de controle de todos os ciclos e projetos e a boa dinâmica, possibilitando ordenamento por prioridades.
Lean
Desenvolvida antes do Manifesto Ágil, a metodologia ágil Lean também é originada no Japão e tem o objetivo de produzir em larga escala utilizando menos recursos. De modo geral, ela tem alguns valores e princípios muito bem detalhados.
- Eliminação do desperdício;
- Amplificação do aprendizado;
- Tomada rápida de decisão;
- Rapidez nas entregas;
- Fortalecer o time;
- Qualidade total;
- Otimização dos recursos.
Vantagens da metodologia ágil
Depois de conhecer 3 dos principais tipos de metodologias ágeis é possível ter uma visão mais ampla da sua aplicação nas variadas empresas. Por isso, apresentam uma série de vantagens para o desenvolvimento diário de trabalho e de resultados entregues.
Com isso, após a implementação de uma metodologia ágil, uma das principais vantagens é a melhora na produtividade. Afinal, todas as etapas e tarefas passam a estar bem segmentadas e detalhadas.
Desse modo, impulsiona uma melhor condição de economizar tempo e recursos durante todas as fases do projeto. Sendo assim, ajuda a aumentar a padronização, qualidade e consequentemente o lucro da empresa.
Portanto, assim como qualquer tecnologia, a metodologia ágil deve ser sempre tratada como um investimento e não como uma despesa. A partir de ferramentas de software e controle completo das ações é possível se tornar mais competitiva e diferenciada.
Conclusão
Neste conteúdo foi possível entender o que é a metodologia ágil. Sendo assim, compreender a importância da sua implementação para o desenvolvimento da produção e entrega.
Com isso, o uso da tecnologia se mostra fundamental para que a empresa possa ter maior controle sobre a execução de cada tarefa. Assim como, garantir uma maior capacidade de acompanhamento de desempenho dos profissionais.
Por isso, entre as metodologias ágeis mais utilizadas pelas empresas, destacamos a Kanban, Scrum e Lean. Cada uma à sua maneira, oferece uma melhor organização de ciclos de produção, proporcionando maiores rentabilidades e economia de recursos.
Agora que você já sabe tudo sobre metodologia ágil, procure tratar o tema como investimento e não como gasto. Dessa forma, você poderá transformar seu negócio, se tornando mais assertivo e atraindo mais clientes ou serviços.
Compartilhar é se importar!