Compartilhar é se importar!
É hora de cuidar da saúde sexual como um todo.

O Novembro Azul é um lembrete para que todos os homens se conscientizem da importância dos cuidados com sua saúde. Mas as mulheres sabem como às vezes é difícil que seus companheiros, maridos, namorados tenham esse olhar responsável consigo mesmos. E o que está em jogo, além da prevenção do câncer de próstata, é a saúde sexual deles como um todo. Talvez esteja aí um
argumento poderoso para fazer com que o público masculino passe a prestar mais atenção no assunto.
Afinal, um dos grandes fantasmas que afligem os portadores de câncer de próstata é a possibilidade de impotência sexual (disfunção erétil), comum após a intervenção cirúrgica, por exemplo. Mas para a qual também contribuem o estresse da situação, a ansiedade pelos resultados do tratamento, o uso de medicação etc.
Então, aqui também vale a máxima: “prevenir é melhor que remediar”. Exames periódicos, boa alimentação, atividade física, autoestima, hábitos saudáveis – tudo isso deve ser observado para que o homem possa viver plenamente sua sexualidade, ANTES ou DEPOIS de um diagnóstico de câncer de próstata.
Preconceito, desinformação e medo são os maiores culpados pelo diagnóstico tardio do câncer de próstata e por suas consequências. Daí, a importância de fazer exames periódicos e se informar.
Mas, além do aspecto físico, é preciso chamar a atenção dos homens sobre os aspectos emocionais – muitos problemas relacionados à sexualidade têm origem aí. Então, uma consulta com um especialista em sexologia pode ser de grande valia. Como sexóloga e terapeuta sexual tenho auxiliado muitos homens a trabalhar questões de autoestima, da genitalização, da masculinidade e de muitas disfunções sexuais que não têm raiz em nenhuma causa física.
Fica aqui um convite para todos os homens: olhem para dentro de si mesmos. Desconectem-se de julgamentos, preconceitos, renças limitantes. Vocês vão se surpreender!
Quem é Lelah Monteiro
Psicanalista, terapeuta de família e de casais, sexóloga e fisioterapeuta pélvica
Lelah monteiro
(www.lelahmonteiro.com.br). Atua em seu consultório em Perdizes (São Paulo, SP) Ministra
palestras em empresas, escolas e outras organizações sobre relacionamento, comportamento,
diversidade, assédio x segurança afetiva e sexual etc. É colunista e colaboradora de revistas,
programas de rádio e TV com pautas relacionadas a comportamento, relacionamento, saúde,
qualidade de vida e sexualidade. Atualmente comanda o quadro “Terapia em Família”, todas as
quartas-feiras, a partir das 15h, no programa Expresso Capital, na Rádio Capital AM/FM e
plataformas digitais @capitalcomvoce.
Compartilhar é se importar!