Ouvir Pausar

Os Alimentos ricos em fibras e seus benefícios

Conheça quais são os alimentos mais ricos em fibras e entenda os benefícios de incluí-los em sua dieta.

Os Alimentos ricos em fibras e seus benefícios
Imagem Ilustração

Consumir fibras diariamente é essencial para garantir a saúde e o bem-estar de uma forma geral. Veja mais informações no conteúdo a seguir.

Benefícios de consumir alimentos ricos em fibras

Antes de qualquer coisa, entenda todos os benefícios de consumir alimentos ricos em fibras e veja porque incluí-los em sua dieta:

1- Melhora o trânsito intestinal

Por aumentar o volume do bolo fecal, as fibras tendem a melhorar expressivamente o trânsito intestinal. Além disso, é a partir do consumo de fibras que diminuímos as chances de desenvolver quadros de constipação.

2- Diminui os níveis de colesterol

As fibras não são absorvidas por nosso corpo e, portanto, permanecem por mais tempo dentro de nosso sistema digestivo. Este período faz com que as fibras absorvam a gordura presente nos alimentos, diminuindo a absorção feita pelo organismo.

3- Controla o pH do intestino e elimina toxinas

Consumir fibras é importante para fazer uma verdadeira “varredura” em nosso intestino, eliminando toxinas que podem estar paradas no órgão. Além disso, as fibras também ajudam a controlar o pH do intestino, deixando-o mais saudável e estável.

4- Aumenta a sensação de saciedade

Quando consumimos fibras, em nosso estômago ela se transformará em uma espécie de gel. Este gel, por ter determinado volume dentro de nosso corpo, é capaz de promover uma saciedade maior, ao mesmo tempo em que a digestão lenta diminui a fome.

5- Alimentos ricos em fibras melhoram a saúde intestinal de forma geral

A saúde intestinal, de maneira geral, recebe muitos benefícios dos alimentos ricos em fibras. Dentre eles, podemos citar a diminuição de quadros de inflamação, além de que, como mencionamos, as fibras são consumidas pelas bactérias benéficas presentes no intestino, fazendo com que as mesmas mantenham-se saudáveis e cumpram o seu papel da melhor forma.

Conheça quais são os alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibra são essenciais para manter a nossa saúde sempre em dia. Mas você conhece quais são? Abaixo listamos os principais para você incluir em sua alimentação:

  • Cereais: farelo de trigo; farinha de centeio; aveia; arroz integral; pão de trigo integral.
  • Frutas: abacate; goiaba; caqui; ameixa; banana.
  • Vegetais: beterraba; brócolis; couve-flor; milho verde; cenoura crua; rúcula; espinafre; repolho.
  • Grãos: todos os tipos de feijões; lentilha cozida; ervilha; grão de bico; farinha de soja.
  • Sementes e frutos secos: linhaça; semente de gergelim; castanha do pará; amêndoas.

Inclua estes alimentos de forma equilibrada em sua alimentação. O ideal é que cada refeição conte com pelo menos uma porção de fibras, para que assim a sua digestão funcione da melhor forma possível. Lembre-se que as fibras são encontradas em alimentos naturais, ou seja, que não são industrializados e processados.

Por isso, a melhor estratégia será sempre incluir frutas, verduras e legumes em sua alimentação. Isso permitirá que além das fibras, você também absorva outros tipos de nutrientes essenciais para a nossa saúde como um todo.

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia