Compartilhar é se importar!
Por Rita Fernandes
Diante dos acontecimentos atuais essa é uma pergunta que poderia ser simples, mas que parece-nos bastante intrigante ante a realidade em que vivemos. O “IR E VIR” ameaçado e ameaçador, ou mesmo uma simples mudança de residência por desempregos ou fugas, parecem fazer parte de um cotidiano não esperado ou desesperado!
Ir para onde? De onde e com quem? São questionamentos que parecia que tínhamos todo o controle e… de repente, calamidades, epidemias e uma guerra!
Pessoas da mais tenra idade, ou até os mais idosos, correm do medo para entrar num lugar chamado insegurança. Sim, pois sair para onde não se sabe, é , no mínimo uma sensação de fuga pela escuridão.
Quando sair de um perigo iminente para um perigo subsequente possa parecer um alívio, o próximo passo é a desesperança na esperança de quem pode ajudar e por vezes não sabe “como”. A guerra se instalou fisicamente quando esta já existia no medo pela pandemia e no enrijecimento do pensamento dos tiranos.
Quem escapou do “vírus” agora se depara com as “ bombas”. Antes quem se refugiava dentro da própria casa, agora tem que se refugiar bem longe dela.
De preferência atravessando fronteiras, onde o amor abraça, mas …lugar, esse ninguém sabe ao certo onde fica, nem como será.
Vivemos uma atmosfera de guerras interiores e exteriores! E a pergunta continua: “ Para onde vamos?”
Depois de muito pensar, lembrei-me do Mestre de Nazaré, #JesusCristo, quando respondeu essa pergunta , como se estivesse Ele vivendo nesse tempo: “ Vou preparar-vos o lugar”
O Mestre começa dizendo:
Não se turbe o Vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos o lugar.
Texto de João 14: 1 a 3 Sagradas Escrituras
De fato esse lugar é muito mais que um lugar físico! É um lugar para dentro da Vida de Deus!
Um lugar que transcende as circunstancias presentes ou futuras. Um lugar de eternidade, mas ao mesmo tempo um lugar atemporal do nosso cronometro.
Nesse lugar vive a paz que excede todo entendimento humano! E é dentro deste lugar de fé, esperança e certeza de dias melhores que precisamos nos encontrar. Esse lugar excede às guerras interiores e exteriores, às injustiças e as doenças, ao desamor e ao egoísmo…
Na verdade, mesmo diante de uma #pandemia extemporânea ou dessa guerra da Croacia e Russia que, por motivos de ganância, colocam os filhos da terra para fora do “ seu lugar”, existe não apenas “ um lugar”, mas “ o lugar”!
“ Vou preparar-vos O Lugar”! Essas palavras ecoam no meu coração e se transformam em “ vida de esperança”!
Que, em meio a toda e qualquer circunstância que nos leve ao desespero, medo ou morte, possamos achar esse lugar que se encontra dentro da vida de DEUS! Ele é o nosso lugar de segurança!
E que nossos irmãos em toda a terra possam aprender que a maior via de acesso para “O lugar” é o “ amor!
Amemos!
Rita Fernandes é mestre em Filosofia, graduada em direito. Escritora pernambucana, consultora, palestrante. Colunista da Revista Nova Família
Compartilhar é se importar!