Compartilhar é se importar!
Por: Redação
Pepino em Conserva (Reprodução)
Sendo mais saudável que os industrializados, o pepino em conserva caseiro é rápido e prático de ser feito. Essa maravilhosa receita pode ser acompanhada em diversas refeições do seu dia, seja em lanches ou em saladas.
Sendo assim, quer aprender a preparar o seu?
Conservas são sempre versáteis e uma mão na roda para quem tem o dia corrido. Em especial o pepino em conserva, que pode acompanhar diversas refeições, desde um hambúrguer, até aquela saladinha fresca na hora do almoço. Portanto, acompanhe, a seguir, a receita e os benefícios dessa maravilha de aperitivo.
Como fazer pepino em conserva?
A receita do pepino em conserva é simples e serve 15 porções. Para fazê-la, você vai precisar de:
4 pepinos japoneses;
2 dentes de alho;
2 colheres (de sopa) de gengibre ralado;
360 ml de vinagre de maçã natural;
1 xícara (de chá) de açúcar;
2 colheres (de sopa) de sal;
Pimenta (a gosto).
Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem os pepinos, de preferência em água corrente. Em seguida, corte, em rodelas bem fininhas. Com a ajuda de uma faca, descasque e amasse o alho. Feito isso, em uma panela, adicione o vinagre de vinho branco, o açúcar e o sal, leve-a ao fogo baixo e espere ferver e o açúcar ficar totalmente dissolvido.
Isso posto, desligue o fogo e acrescente, nessa mesma panela, as rodelas de pepino, a pimenta e o gengibre ralado. Agora, com todos juntos nesse recipiente, mexa bem para que o líquido da conserva se misture aos outros ingredientes. Após esse passo, coloque toda a conserva em um pote de vidro limpo, tampe bem e espere esfriar. Por fim, leve a conserva para a geladeira e espere, no mínimo, 12 horas para abrir.
Para higienizar o pote da conserva, encha uma panela grande de água e mergulhe o pote e a tampa, separados. Na sequência, leve ao fogo e deixe por, pelo menos, 15 minutos. Isso irá garantir com que seu pote esteja limpo e que não irá interferir no sabor, nem estragar a conserva.
Finalmente, coloque suas ideias em prática e use as suas especiarias favoritas, para dar um sabor particular a sua conserva. Isso pode ser feito com pimenta do reino, folhas de louro, cravo da Índia, entre outros.
Para higienizar o pote da conserva, encha uma panela grande de água e mergulhe o pote e a tampa, separados. Na sequência, leve ao fogo e deixe por, pelo menos, 15 minutos. Isso irá garantir com que seu pote esteja limpo e que não irá interferir no sabor, nem estragar a conserva.
Finalmente, coloque suas ideias em prática e use as suas especiarias favoritas, para dar um sabor particular a sua conserva.
Isso pode ser feito com pimenta do reino, folhas de louro, cravo da Índia, entre outros.
Benefícios do pepino em conserva
Para quem busca emagrecer, o pepino em conserva representa uma perfeita opção, em razão desse alimento ser pobre em gorduras e em calorias. Contudo, é muito rico em água, que consegue te saciar e auxiliar na diurese.
Por terem abundância de antioxidantes, como os flavonoides e o betacaroteno, os pepinos contribuem no combate a inflamações. Além disso, retardam o envelhecimento e dá proteção às células contra a ação de radicais livres do organismo.
Além disso, os pepinos são extremamente versáteis na cozinha. Isso porque o gosto neutro desse alimento pode ser combinado com inúmeros pratos, por exemplo, na salada, em hambúrgueres, no churrasco, entre outros.
Sendo assim, com todas essas informações fica claro o quão proveitoso o pepino em conserva pode ser pro seu dia a dia, né? Então, escolha as suas especiarias prediletas e faça a receita exemplificada acima e aproveite.
Compartilhar é se importar!