Compartilhar é se importar!
e a violência policial injustificada
Por Adriana do Amaral
A foto que ilustra este texto foi tirada na cidade de Marselha, na #França. Nela, vemos duas banhistas com os seios de fora, um direito que lhes é garantido durante o banho de mar. A imagem contrasta com o que aconteceu numa das praias brasileiras de #VilaVelha, no #EspíritoSanto. Uma brasileira foi presa, no sábado (29), por mostrar o seio e, se não bastasse, foi algemada pelos tornozelos, num excesso de autoritarismo.
Beatriz Coelho tirou a parte de cima do biquíni. A tradutora e produtora usava a parte de baixo bastante discreta para os modelos usados pelas brasileiras, que preferem fio dental.
A detenção aconteceu na #praiadeItapuã onde ela estava com uma amiga. A praia nem estava tão movimentada assim e elas aproveitavam o calor quando, no final da tarde, Beatriz foi presa após ter sido denunciada e abordada por homens.
“O que passamos não foi motivado apenas por machismo, mas também por homofobia, misoginia, gordofobia, visto que as duas pessoas sem blusa eram corpos lgbtqia+ e a pessoa que estava comigo era um corpo gordo”, argumentou Beatriz em entrevista. A abordagem dos policiais causa estranhamento, pois foi um episódio de conduta profissional questionável.
As agressões verbais, as ameaças e sobretudo pelo fato de a banhista ter sido liberada após duas horas. A banhista disse, ainda, que os homens não usavam máscaras e que na delegacia ela estava cercada de vários deles sem camisa.
A Revista Nova Família conversou com a advogada Cindia Regina Moraca, @cindiarm, para entender melhor este caso. Questionamos se fazer topless em pública é crime, no Brasil.
Também pesquisadora em Comportamento Digital – Redes Sociais, Cindia respondeu:
Ainda que o topless, ato de tomar sol sem parte de cima do biquíni, não seja proibido no Brasil, pode levar mulheres à prisão, pois a prática pode ser entendida como ato obsceno, crime previsto no artigo 233 do Código Penal, cuja pena é de detenção de três meses a um ano, ou multa.
Segundo a advogada, a prática de topless no Brasil não é proibida, mas a interpretação pode gerar a prisão por ato obsceno, crime previsto no artigo 233 do Código Penal. Um crime que pode ser punido com multa ou detenção de três a uma no de prisão. Ou seja, a falta de regras claras expõe as cidadãs brasileiras a juízos de valor por parte da população e ou autoridades.
Também perguntamos se o fato de Beatriz ter sido algemada pelos tornozelos não teria sido uma atitude arbitrária, inclusive configurando um crime de abuso policial. Cindia entende que:
Se a condução à delegacia se fizer necessária, o trato também deve ser respeitoso, não havendo necessidade de algemas se a pessoa não reagiu de forma violenta (súmula vinculante 11)
Segundo a advogada, “em episódios como esse, bastaria ao agente público solicitar, pacificamente, que as mulheres se cobrissem e, não havendo resistência, encerrar o assunto. Deixou claro que se no momento da voz de prisão não houver reação por parte da pessoa que está sendo detida, o uso de algema é desnecessário. “O que também se vê, nesse caso, é que a homofobia é latente em nosso país, motivando esse tipo de violência, como a sofrida por Beatriz.” , concluiu.
A brasileira mostra na parte de baixo o que é proibido na parte de cima
Os biquínis #madeinBrazil fazem sucesso em todo o mundo, por serem coloridos, ousados e tamanho reduzido. Principalmente os modelos fio dental, usados por brasileiras de todas as idade.
Neste verão a moda no Brasil são as saídas de praia longas, transparentes. Nas praias e piscinas, o que se viu foram modelos abertos e esvoaçantes, deixando o corpo a mostra. Inclusive usadas nos restaurantes e ruas das cidades praianas, resorts e hotéis. Aquele jogo do mostra-esconde.
Curiosamente, no exterior, enquanto o bumbum é coberto, por calcinhas grandes e discretas, os seios são permitidos em muitas praias. Lembro-me de estar na #TerraSanta, e ver como as mulheres, de todas as idades, incluindo octogenárias, aproveitarem o banho de lama no #MarMorto com os seios desnudos. Em nenhum momento foram julgadas, presas, mas desfrutavam a sua liberdade em culturas onde os seios não são erotizados.
No Brasil, são poucas também as praias de nudismo. Uma moda comum no exterior, mas que parece não pegar por aqui.
De qualquer maneira, é preciso discutir o uso e a regularização da prática do topless. Ou as mulheres sempre ficarão à mercê do juízo de valor dos homens que abusam dos peitos nus, criados imersos no #machismoestrutural.
Seios
substantivo masculino
- dobra ou prega sinuosa; curvatura, volta, sinuosidade.”o s. de uma rua”
- Anatomia: MAMA (‘projeção’).
significado:
parte anterior do peito que corresponde às mamas;
cada uma das glândulas mamárias;
designação de diversas cavidades do organismo;
estado que é recurvado;
curvatura, volta, sinuosidade;
seio da montanha[(Figurado);
local da concepção;
útero: o filho ainda está no seio materno (figurado);
parte interna e central;
âmago, cerne: o seio da terra (figurado);
meio de onde algo tem sua origem ou através do qual alguma coisa é produzida;
veio do seio da aristocracia;
Etimologia (origem da palavra seio).
do latim sinus.us.
Sinônimo
mama, peito, pomo, úbere, ambiente, curvatura, volta, sinuosidade.
Definição
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: sei-o
Plural: seios
@cindiarm
#machismoestrutural #lgbtqifobia
Compartilhar é se importar!
2 thoughts on “Seios à mostra”
Acho isso um absurdo total. Eu mesma estando no Brasil, nunca frequentei a praia usando a parte de cima do bikini e jamais recebi reclamações. Muitas amigas tmb fazem topless porque gostam e o bronzeado fica mais uniforme sem aquelas marca ridiculas no corpo. Só q a parte de baixo ñ chega a ser tão grande como as da foto!
Acho um absurdo o q aconteceu e sempre que vou nas praias ñ uso a parte de cima do bikini já q no dia a dia, ñ tenho o hábito de usar sutiã. Ñ consigo entender porque ñ se pode tomar banho de mar dessa maneira no Brasil.